Possibilidade e Limites da Teoria do Serviço social - Anna Augusta de Almeira

1358 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIDADE ACADEMICO ADMINISTRATIVA DE SERVIÇO SOCIAL

Fichamento

Goiânia, abril
2013

LÍVIA DE ARAÚJO OLIVEIRA

Fichamento

Trabalho realizado individualmente para a obtenção de nota parcial na disciplina de Fundamentos Teóricos Metodológicos de Serviço Social III, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação da Prof.ª Anne Borba.

Goiânia, abril
2013

ALMEIDA, Anna Augusta de. Possibilidades e Limites da Teoria do Serviço Social. Rio de Janeiro, F. Alves, 1986.

Os termos intervenção social e tratamento social são concebidos como sinônimos. Para outros, significa um modelo que pretende ser um instrumento de análise cientifica e de transformação do social. (P.24)

A realidade do social do qual as pessoas emergem como individualidades irredutíveis e na qual realizam a sua experiência de vida, reflete os sinais das ações e interações significativas ocorridas nelas. (P.24)

O serviço social é interpretação e discussão crítica dessa realidade onde atua, por meio de “intervenções”, como grupo significativo dessa própria realidade e, enquanto constituído por ela, como instrumento capaz de permitir “desenvolvimento social”. (P.25)

Desse modo, como as demais disciplinas da área humana, temos uma maneira própria de analisar o que objetivamos, mesmo atribuindo a esse objeto uma singularidade. (P.25)

Neste sentido, no nível dos compromissos, passou a existir uma responsabilidade social com a comunidade pelas respostas oferecidas, como soluções adequadas, às necessidades, em face da programação de um desenvolvimento integral. (P.26) Na Lina do raciocínio exposto, impõe-se reconhecer que a racionalidade em um plano de Governo traduz sempre um grande risco, uma vez que o critério básico adotado obedece forçosamente a uma política e/ou a uma filosofia de Governo. (P.26)

Relacionados