poss vel dimensionar o impacto que a sociedade contempor nea

382 palavras 2 páginas
É possível dimensionar o impacto que a sociedade contemporânea sofre em virtude da adoção de modelos “pseudocientíficos”?

Para dimensionarmos tal impacto, necessitaríamos entender os limites de pseudocientificismo de uma forma racional. Mas como definir este limite, de forma racional se para tal deveríamos fazer uso da linguagem, que hoje se desmultiplica em linguagens diversas que reproduzem e legitimam as desigualdades sociais tão marcantes do capitalismo tardio.
A ciência passa a ter limites não precisamente definidos, de tal sorte que nossa racionalidade, ora imposta, ora construída, nos leva a diferentes caminhos, conduzidos por uma mídia massificada e incessante.
Quando Steve Jobs disse “as pessoas não sabem o que elas precisam, até que mostremos a elas”, foi de certa forma profético ao enunciar um discreto princípio de racionalidade adaptativa. Adaptativa ao sabor de um mercado dotado de racionalidade própria.
A própria fé já não tem limites definidos em relação à razão. Temos, pois, dificuldade de classificar a racionalidade contemporânea, de forma que possamos quantificar os efeitos destes novos modelos que se parecem muitas vezes com gatos vira-latas, sem raça definida. Ou seja, não sabemos a qual racionalidade servem.
Em nossos dias talvez Huxley escrevesse “Admirável cientificismo novo”! Onde cada novo conceito virá “etiquetado” para qual estrato social, ou melhor, para qual estrato produtivo, aquele saber, “ditado pelo racionalismo científico” se destina.
Os impactos esperados são seguramente de ordem econômica, como recomenda o contemporâneo, voltado para a reprodução das hierarquizações sociais, fazendo uso da sua “capacidade treinada de assimilação”, que garantir uma “adequada” interpretação dos saberem racionalizados, buscando-se um aval histórico sociológico em Weber, que provavelmente estremeceria ao “ver seu nome usado em vão”.
A legitimação da divisão social do trabalho, vista como expressão da racionalidade científica, busca maquiar o fosso

Relacionados

  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas