Posição para amammentação

607 palavras 3 páginas
Na amamentação a posição é muito importante.
A má posição da mamada pode ser causa de: ← Dores nas costas; ← Mamilos gretados e dolorosos; ← Mamas ingurgitadas (muito cheias e dolorosas); ← Má produção de leite e por isso o bebê não aumenta bem de peso; ← O bebê fica insatisfeito e por isso quer mamar a toda hora; ← O bebê fica frustrado e por isso recusa a mama.

Há várias razões para a má posição de mamada.Se o bebê recebeu biberão ou chupeta nas primeiras semanas de vida ele pode ter uma má posição de mamada. O modo de sugar na chupeta ou no biberão é diferente do modo de mamar ao peito da mãe. Assim, o bebê pode tentar sugar o mamilo da mãe como se fosse um bico de borracha.

“Uma boa posição é aquela em que a mãe e o bebê estão confortáveis”

Posição da mãe: ← As costas estão retas e apoiadas (a mãe não deve estar encostada para trás); ← Os pés estão apoiados (no chão, num pequeno banco ou em vários livros empilhados); ← O regaço está plano ou os joelhos ligeiramente mais altos do que o regaço; ← Deve usar várias almofadas para apoiar as costas e os braços ou para elevar o bebê.

Como segurar o bebê? ← O bebê deve estar em contato com a mãe (barriga com barriga); ← O bebê deve estar virado de frente para a mãe, com a cabeça, ombros e corpo em linha reta. ← O nariz do bebê deve estar ao mesmo nível do mamilo; ← A cabeça do bebê deve repousar no antebraço da mãe; ← O bebê deve ser capaz de alcançar o peito facilmente, sem ter que se esticar nem girar a cabeça; ← A mãe aproxima o bebê do peito e não o peito do bebê; ← Se for necessário segurar o bebê, segure por trás dos ombros, não por trás da cabeça;

Como o bebê pega na mama? Depois do bebê bem posicionado, com o nariz ao nível do mamilo: ← Espere que ele abra a boca bem aberta (pode estimular a abertura da boca roçando o mamilo nos lábios do bebê); ←

Relacionados