positivismo

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA







POSITIVISMO








MACAPÁ – AP
2014
UNIVERSIDADEFEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA






RESENHA SOBRE O POSITIVISMO












MACAPÁ – AP
2014
É imprescindívelse falar no surgimento da sociologia sem que se faça uma abordagem a respeito do Positivismo. Trata-se de linha teórica da sociologia, August Comte que começou a atribuir fatores humanos nasexplicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafisica. O termo positiva designa o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, etc. A sua hipótese fundamental é ade que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, portanto o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à danatureza, uma espécie de harmonia natural.
Comte desenvolve seus pensamentos em três principais obras, nas duas primeiras, Curso de Filosofia Positiva (1830-1842), desenvolvido em seis volumes, eDiscurso preliminar sobre o espírito positivo (1844), o autor se atém à estabelecer a coordenação científica de sua filosofa. Já em sua terceira obra, Sistema de política positiva ou tratado de sociologiainstituindo a religião da humanidade (1851-1854) composta por quatro volumes, o sociólogo desenvolve e tira as conclusões a respeito das obras já citadas, e erige o sistema político-religiosodestinado a reformar a sociedade.
O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como representação máxima, o emprego da frase positiva “Ordem e Progresso”, extraída da formula máxima dopositivismo: O amor por princípio, a ordem por base e progresso por fim. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar para o perfeito orientação ética da vida social.
Embora tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!