Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo, materialismo e empirismo converteram-se nos alicerces filosóficos gregos de uma nova psicologia.O método dos empiristas apoiava-se na observação objetiva e na experimentação e diz que amente se desenvolve através da acumulação progressiva das experiências sensoriais, ao contrario das idéias de Descartes que acredita que as idéias eram inatas, John Locke, Berkerly que começou pornegar essa idéia, é através de experiências que o homem adquire conhecimentos. Vários cientistas que recorreram a esse método experimental,dentre eles são Helmhoetz,Ernest, Weber, fechner e Wlhelm Wundt.A criação do laboratório de Leipzig,na Alemanha uma nova versão da psicologia Wundt foi levada aos EUA por Techener propondo o estruturalismo, sua idéia central é instrospcção, analisa a consciênciaem partes separadas. O estruturalismo apresentava algumas falhas por se fora do alcance cientifico, segundo Willian James que trouxe o Funcionalismo que objetiva na adaptação dos indivíduos ao seuambiente e defende a idéia que cada um tem uma mente pessoal e única.O objetivo principal do behaviorismo é estudar o comportamento controlado em laboratório dos animais os quais podiam ser comparadosaos humanos, comportamentos observáveis e mensuráveis.
Nessa perspectiva Pavlov criou o condicionamento respondente,fez experiência com cães e encontrou o reflexo, provou que a aprendizagem é obtidaatravés de estímulos e respostas. Skinner principal defensor do Behaviorismo descobriu o condicionamento operante no qual,o individuo apresenta comportamentos mediante a sua atitude fez experiênciascom os ratos.
Provou que o comportamento humano é manipulável, podemos moldá-lo através de reforço positivo ou negativo. ex: se acriança mexe em algo inadequado, se a mãe conversar dizendo a razão denão mexer é reforço positivo, se a mãe bater na mão da criança é reforço aversivo,punição que inibe apenas temporariamente.Reforço positivo,referente aprendizagem escolar,a professora precisa...
tracking img