Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

POSITIVISMO – LEI DOS TRES ESTADOS

SETEMBRO 2011
LEI DOS TRES ESTADOS
Lei dos três estados é o conceito fundamental da obra filosófica,científica e política do autor francês Auguste Comte (1798-1857), o fundador do positivismo. São elas:
O Estado Teológico
É o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecempor causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: a coisa da natureza tem sua própria“animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Moneísmo: osdesejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
O Estado Metafísico
Substitui os deuses por princípios abstratos como "o horror ao vazio", por longo tempo atribuído ànatureza. A tempestade, por exemplo, será explicada pela "virtude dinâmica” do ar. O homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.
O Estado Positivo ouIndustrial
É aquele em que a humanidade busca respostas científicas a todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimentosobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.

“Para Augusto Comte a lei dos três estados não é somente verdadeira para a história da nossa espécie,ela o é também para o desenvolvimento de cada indivíduo. A criança dá explicações teológicas, o adolescente é metafísico, ao passo que o adulto chega a uma concepção "positivista" dascoisas.”
Fonte:
Madjarof, Rosana. “Mundo dos Filosofos.” Mundo dos Filosofos. 01 de 01 de 1997. http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm (acesso em 16 de 09 de 2011).
tracking img