Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSITIVISMO JURÍDICO: O NORMATIVISMO DE HANS KELSEN


- Reflexo do positivismo científico do século XIX, o positivismo jurídico, como movimento de pensamento antagônico a qualquer teorianaturalista, metafísica, sociológica, histórica, antropológica etc. adentrou de tal forma nos meandros jurídicos, que suas concepções se tornaram estudo indispensável e obrigatório para a melhor compreensãológico-sistemática do Direito.
- Sua contribuição é notória no sentido de que fornece uma dimensão integrada e científica do Direito, porém a metodologia do positivismo jurídico identifica que o quenão pode ser provado racionalmente não pode ser conhecido, ao estilo da exatidão matemática; retira os fundamentos e as finalidades, contentando-se com o que ictu oculi satisfaz às exigências daobservação e da experimentação, daí restringir-se ao posto (positum – ius positivum).
- É a colocação da realidade fática como único objeto merecedor de consideração por parte da Ciência Jurídica que fazcom que a razão de ser do positivismo jurídico reduza-se à compreensão da norma e do sistema jurídico no qual ela está inserida. De fato, será o reducionismo uma característica fundamental dospositivistas.
1. Positivismo jurídico e normativismo
- Com os pilares teóricos fixados no método positivista é que Hans Kelsen (1881-1973) procurou delinear uma Ciência do Direito desprovida de qualqueroutra influência que lhe fosse externa. Assim, alhear o fenômeno jurídico de contaminações exteriores a sua ontologia seria conferir-lhe cientificidade e autonomia. Dessa forma, por meio das ambições desua teoria, ter-se-ia uma descrição do Direito que correspondesse apenas a uma descrição pura do Direito.
- As categorias do ser (Sein) e do dever-ser (Sollen) são os pólos com os quais lida HansKelsen, para distinguir realidade e Direito, que caminham em flagrante dissintonia, em sua teoria. Mais precisamente, é com a quebra da relação ser/dever-ser que pretende Hans Kelsen operar para...
tracking img