Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Giovanni Reale – Dario Antiseri
Titulo: O Positivismo
Editora: Paulinas
Ano: 1991
Nomes: Raphaela Paiva Carvalho
Tatiane Mendes Pereira

Período de Direito B



O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquiasocial.
Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para aconservação da vida social.
  Comte foi o responsável pela separação da teoria social com a filosofia negativa e colocou-a sob a ótica do positivismo. Fez da sociedade objeto de uma ciência independente, a sociologia, pois agora renunciava ao ponto de vista transcendente da crítica filosófica e tornava-se um complexo mais ou menos definido de fatos, governados por leis mais ou menos gerais.     A filosofia positiva de Comte é uma contradição in adjecto. Ela refere-se a uma síntese de todo conhecimento empírico ordenado em um sistema de progresso harmonioso, seguindo um curso insensível. As  oposições às realidades sociais são subtraídas à discussão filosófica. 
    Em Comte, a nova sociologia deve estar ligada aos fatos da ordem social vigente. Ele não nega que esta necessite de correçãoe aperfeiçoamento, mas exclui as possibilidades de se tentar negar ou superar esta ordem. Em conceito, o interesse da sociologia positiva é sua justificativa e apologética. 
    Entretanto nem todos os movimentos positivistas foram assim. Durante o século XVIII o positivismo foi revolucionário. Era um ataque direto às concepções religiosas e metafísicas, que constituíam o suporte ideológico doAntigo Regime. Já os positivistas do Iluminismo, não visavam uma ciência bem ordenada e sim uma prática social e política, que provasse a prática humana em comparação à um padrão de verdade transcendental à ordem social que não existia como um fato, mas como meta. Para estes iluministas a “sociedade ideal” não resultava de fatos existentes, mas de uma análise filosófica da situação histórica erevelada a eles sob a forma de sistema social e político opressivo. A razão poderia dominar o mundo e os homens poderiam transformar suas “vidas obsoletas” se agissem baseados no conhecimento e capacidade desta razão. 
    A filosofia positiva de Comte é uma defesa ideológica da sociedade de classe média e o embrião da justificação filosófica do autoritarismo. O resultado deste positivismo veio a serum sistema religioso com o culto de símbolos, nomes e sinais de maneira requintada. 
    O positivismo rejeitava o idealismo, isto é, substituiu pouco a pouco, a livre espontaneidade do pensamento por funções predominante receptivas. Para os idealistas a razão estava ligada a idéia de liberdade e opunha-se a toda concepção de uma necessidade natural imposta à sociedade. Já a filosofia positivatendia a igualar o estudo da sociedade ao estudo da natureza, tornando a ciência natural arquétipo da teoria social, ou seja, a sociedade era concebida como governada por leis racionais que funcionavam com a necessidade natural. 
    Comte submeteu a teoria social ao princípio do “espírito autêntico” do positivismo, dogma geral da invariabilidade das leis físicas, como forma de libertá-la dateologia e da metafísica, emprestando-lhe a situação de uma ciência. O repúdio positivista da metafísica foi, assim, associado ao repúdio da exigência do homem de alterar e reorganizar suas instituições sociais de acordo com a sua vontade racional. 
    Comte também encarregara à sociologia de assegurar este ensinamento como um meio de estabelecer “os limites gerais de toda ação positiva”. A...
tracking img