Positivismo, uma primeira forma de pensamento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo, uma primeira forma de pensamento social
1 – Segundo Darwin as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido, o que representa a passagem de um estágio inferior para umestágio superior, em que o organismo social se mostra mais desenvolvido, esse tipo de mudança garante a sobrevivência dos organismos, sociedades e indivíduos, mais fortes e evoluídos. Com base nas idéiasde Darwin os positivistas, acreditavam que as sociedades da África e da Ásia, eram organismos não evoluídos, dessa maneira as sociedades mais simples e de tecnologia menos avançadas deveriam serguiados em direção ao progresso e atingir o topo, que na época era a sociedade industrial europeia.
2 – Os europeus consideravam as sociedades não-européias, como sociedades inferiores, de povos menosevoluídos e, portanto sem privilégios, viam nesses lugares a oportunidade de obter lucro e escravizar o povo. Toda cultura, raça, religião que não fossem do padrão europeu era considerado inferior, erradoe até mesmo digno de punição.
3 – A evolução das ciências naturais e o sucesso de suas descobertas sobre produção material e no controle das forças da natureza atraíram os positivistas queinspirados nos métodos de evolução das ciências naturais, procuravam identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural
4 – A característicapositivista encontrada nesse texto é a idéia de dominação de uma determinada sociedade ou raça, com o intuído de chegar ao que segundo os positivistas é o progresso, a indústria.
5 – Ele acredita nasuperioridade da raça branca e das nações européias e, que o progresso rumo à modernidade está nas mãos dos povos da Europa Central.
6 – Os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade eram o dinâmicoe estático. Comte chamou de dinâmico o que representava passagem para as formas mais complexas de existência, como a industrialização; e de estático o responsável pela preservação dos elementos de...
tracking img