Positivismo - pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 - Positivismo: uma primeira forma de pensamento social

Introdução: cientificismo e organicismo
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto e estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiudistin¬guir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da so¬ciedade. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensa¬dor francês Auguste Comte.
O positivismo derivou do "cientificismo", isto é, da crença no poder ex¬clusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-Ia sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentação da vidado homem, da natureza como um todo e do próprio universo. Seu conheci¬mento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicava a realidade.
O positivismo reconhecia que os princípios regu¬ladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exterioresaos homens; os outros, a questões humanas. Entretanto, a crença na origem na¬tural de ambos teve o poder de aproximá-los. Além dis¬so, a rápida evolução dos conhecimentos das ciências
“O positivismo reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social.”

“Auguste Comte ( 1798-1857)
Nasceu em Montpellier, França, de uma família católica e monarquista. Viveu ainfân¬cia na França napoleônica. Estudou no colé¬gio de sua cidade e depois em Paris, na Esco¬la Politécnica. Tornou-se discípulo de Saint¬-Simon, de quem sofreu enorme influência. Devotou seus estudos à filosofia positivista, considerada por ele uma religião, da qual era o pregador. Segundo sua filosofia política, existiam na história três estados: um teológico, outro metafísico e finalmente o positivo.Este último representava o coroa¬mento do progresso da humanidade. Sobre as ciências, distinguia as abstratas das con¬cretas, sendo que a ciência mais complexa e profunda seria a sociologia, ciência que batizou em sua obra Curso de filosofia po¬sitiva, em seis volumes, publicada entre 1830 e 1842. Publicou também: Discurso sobre o conjunto do positivismo, Sistema de polí¬tica positiva, Catecismopositivista e Síntese subjetiva.”naturais – física, química, biologia – e o visível sucesso de suas descobertas no incremento da produção material e no controle das forças da natureza atraíram os primeiros cientistas sociais para o seu método de investigação.
Essa tentativa de derivar as ciências sociais das ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social. Opróprio Comte deu ini¬cialmente o nome de "física social" às suas análises da sociedade, antes de criar o termo sociologia.
Essa filosofia social positivista se inspirava no método de investigação das ciências da natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural. A própria sociedade foi concebida como umorganismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.
Podemos apontar, portanto, como primeiro princípio teórico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando des¬sa maneira chegar à mesmaobjetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.

O darwinismo social

É importante situar o desenvolvimento do pensamento positivista no contexto histórico do século XIX.
A expansão da Revolução Industrial pela Europa, obtida pelas revoluções burguesas que atingiram todos os países europeus até 1870, trouxe con¬sigo a destruição da velha ordem feudal e...
tracking img