Position paper sobre o livro “posicionamento – a batalha pela sua mente”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Position Paper sobre o livro “Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente”
(Ries, Al; Trout, Jack. Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1997)
A busca pelas empresas, por um posicionamento de suas marcas na mente do consumidor e como tal estratégia mudou o foco do marketing nas organizações é o assunto inicial abordado pelos autores. Para Ries e Trout(1997), a novo objetivo das organizações através do marketing, não se prendia mais somente a divulgação de seus produtos, mas sim na perspectiva que tal produto impactava no cliente. A intenção não era mais tornar um produto conhecido, através da publicidade, mas sim encontrar um conceito, um status ou uma imagem que se vinculasse ao produto e se fixasse na mente do consumidor.
A nova estratégiatinha por base não a criação de algo novo na perspectiva do cliente, mas sim de trabalhar em cima de já conhecido por ele, de forma a gravar um conceito em sua mente, principalmente através de relações, associações e conexões.
Em uma sociedade onde a comunicação e concorrência são excessivas e intensas, torna-se ainda mais relevante a importância de um posicionamento concreto de sua marca na visãodo cliente. De fato que, ao pensar em uma categoria de produto ou um fator específico, seu público alvo relacione diretamente ao seu produto ou marca. Como por exemplo, ao pensarmos em inovação e qualidade tecnológica, lembramos imediatamente da Apple. Ou ao citarmos ferramentas de busca e pesquisa pensamos diretamente no Google.
Isto ocorre por causa da grande poluição de informações quebombardeia a população diariamente através de diversos veículos de comunicações, e que como ferramenta de defesa o consumidor filtra somente o que ele realmente considera importante. Exemplo disto é a forma em que prestamos atenção em propagandas de marcas como a Adidas, Nike ou Puma, pois motivam nossa curiosidade sobre algum novo produto que está sendo lançado e que mesmo sem conhecermos, estamoscientes de sua qualidade.
Com tanta publicidade, principalmente no ambiente virtual, é comum que muitas propagandas passem despercebidas pelos potenciais consumidores, podendo até gerar um posicionamento negativo em seus subconscientes. Interessante notar a comparação feita com os Estados Unidos, onde apresentam muito mais propagandas do que os demais países. Lá, torna-se impossível que as pessoaspossam se informar de todas elas. No Brasil, os altos custos dentre outros fatores, inviabilizam que as mídias façam usos ainda mais intensos.
Em paralelo ao volume de comunicação, também cresce exponencialmente a quantidade de produtos no mercado, e com isso se faz cada vez mais e mais divulgação, fazendo com que o posicionamento aja como uma técnica que faz com que se estabeleçam perspectivasúnicas que ajudam o cliente a diferenciar o produto em meio a tantos outros.
O livro segue enfatizando a importância da centralização do posicionamento na perspectiva do cliente. De acordo com Ries e Trout (1997, p.14) “o posicionamento é um sistema organizado para se encontrar uma janela para a mente. Baseia-se no conceito de que a comunicação só pode ter lugar no momento certo na circunstânciacerta”. Fica claro, portanto, que o importante é se refletir em cima do que o cliente quer, e não somente no que o produto oferece.
Um conceito interessante citado pelos autores é a vantagem de ser pioneiro. Segundo os mesmos, uma mente “inocente” está muito mais propensa a uma ideia nova do que outra onde já se tem uma opinião formada. Lembrando que no caso do pioneiro, a vantagem não será somenteem encontrar barreiras muito menores de fixação na mente do consumidor, mas também depois de fixado, será mais difícil ser trocado por outra marca.
Grande enfoque também é dado na transformação que propaganda sofreu. Anteriormente centralizada no produto e sua qualidade ou preço, as empresas passaram, atualmente, a se preocupar muito mais com o conceito e a reputação de seus produtos. Vide o...
tracking img