Posicionamento radiologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fratura de Colles
A fratura de Colles é a fratura da extremidade distal do rádio, onde o fragmento se desloca para trás e para o exterior.
Ocorre com freqüência em crianças, geralmente de 6 a 10 anos, e em pessoas idosas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos, em decorrência da osteoporose.
A causa mais comum é uma queda leve sobre a mão espalmada, onde a extremidade distal do rádiosofre o impacto, e o fragmento ósseo se desloca posteriormente e lateralmente.

Característica


Tem como característica o aspecto da mão como o dorso de um garfo
Classificação

Há duas classificações para a fratura de Colles:
• Oblíqua: resulta em duas partes que são cortantes, correndo o risco de romper tecidos e vasos;
• Transversal: fratura perpendicular ao segmento ósseo.Tratamento

O tratamento conservador mais indicado é o conservador ortopédico, realizando uma redução sob anestesia e colocando gesso(mantendo-o por um período de 4 a 5 semanas) com o antebraço em posição neutra e o punho em flexão palmar de 10 a 20 graus e inclinação de 10 graus.
Como método cirúrgico pode ser utilizado pinagem percutânea, fixador externo ou osteossíntese com placa volar. Quantoao enxerto ósseo, somente é utilizado em casos especiais.
Após a retirada do gesso faz-se mobilização, alongamento e contrações isométricas, além de utilizar laser, eletroterapia, hidroterapia ou crioterapia, recursos esses usados na Fisioterapia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fratura_de_Colles

Fraturas distais do rádio.



- Estão entre as fraturas mais freqüentes do corpo e são seisvezes mais comuns em mulheres e normalmente decorrem de traumas de baixa energia.



- São muitas as classificações utilizadas nas fraturas distais do rádio, mas normalmente são descritos 4 tipos mais importantes:

• Fratura de Colles –fratura distal do rádio com desvio dorsal.
• Fratura de Smith – fratura distal do rádio com desvio anterior.
• Fratura de Chofer – fratura daapófise estilóide.
• Fratura-luxação de Barton – fratura distal do rádio intra-articular com luxação do punho.



- Mecanismo traumático:

• Trauma indireto – normalmente queda com a mão espalmada.



- Tratamento conservador (fraturas sem desvio):

• Imobilização axilopalmar com cotovelo fletido a 90 graus e mão em leve pronação e desvio ulnar por aproximadamente 3 semanas +luva gessada por mais aproximadamente 3 semanas.
files.profmarcelolima.webnode.com.br/.../ APOSTILA%20TRAUMA%20MMSS%20COM%20RADIOGRAF...
__________________________________
Fratura de Escafóide (boxeador)
O mecanismo de fratura é a queda sobre a mão com o punho em extensão.
Nas atividades esportivas é muito comum os boxeadores serem instruidos a golpear com o segundo e o terceiro metacarpo,sendo a força transmitida através do capitato, escafóide e semilunar para o antebraço.A posição do escafóide ligando a fileira carpal proximal á distal,torna-se o mais comum para lesionar.
No boxe, muitas vezes, o atleta não percebe a fratura inicialmente deixando de procurar o atendimento médico, podendo dessa força, levar a um retardo de consolidação ou a pseudo-artrose.
As fraturas do terçoproximal do escafóide tem maior indice de complicações, como a não-consolidação pelo tipo de aporte sanguineo desse osso, que é predominantemente no sentido distal para proximal, tendo por isso, como principal complicação a necrose avascular.
Os sintomas iniciais incluem dor à palpação e movimentação de punho do lado radial e dor à manobra de pistonagem do polegar. E em alguns casos edema pode serencontrado também.  
Alguns autores dividiram as fraturas em estáveis e instáveis. 
As fraturas sem desvio ou esáveis comumente são tratadas com imobilização antebraquial ou axilo-palmar, ambas incluindo o polegar de acordo com suas caracteristicas.
As fraturas com desvio são aquelas com afastamento maior que 1 mm, associação a anormalidades carpais, devem ser tratadas com redução e fixação...
tracking img