Posicionamento-para-exame.pdf t

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui características e finalidades próprias. Posicionar o cliente deacordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada. As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar, palidez. A enfermagem deve ficar atenta quanto apossíveis queixas do cliente.

Decúbito lateral (esquerdo ou direito): Paciente deitado lateralizado com os membros inferiores
flexionados, o membro superior que esta em cima do corpo protegido com umaalmofada ombro e cotovelo formam 90º,o outro membro com uma flexão menor de 90°. ALGUMAS FINALIDADES: Realizar exames anorretais,anestesias raquidiana e peridural, punção lombar para coleta de líquor epara repouso. A Posição Lateral, pode ser utilizada em várias situações que necessitam de primeiros socorros, em que a vítima esteja inconsciente, mas a respirar e com um bom pulso, uma vez que estaposição permite uma melhor ventilação, libertando as vias aéreas superiores,não deve ser realizada quando a pessoa não estiver respirando;tiver uma lesão na cabeça, pescoço ou coluna,tiver um ferimentograve.

ALGUMAS FINALIDADES: Utilizada como posição de repouso;utilizada em trans e pós operatórios e alguns tipos de exames( tomografia, raio- X), inserção de cateteres.

Decúbito dorsal:Manterpaciente deitado de costas com o abdômen voltado para cima.

Posição supina: Manter paciente deitado de costas com o abdômen voltado para cima ,é diferente do
decúbito dorsal pois está com a cabeçapendida.

Decúbito ventral:Manter o paciente em decúbito ventral, com os joelhos levemente flexionados, a cabeça
lateralizada e os braços flexionados mantendo-se as mãos próximo acabeça.Posicionando os pés sobre o fim do colchão ou protegidos com pranchas de pés para suportar a flexão normal. ALGUMAS FINALIDADES: Serve como posição alternativa nas manobras de rotação para os pacientes...
tracking img