Posicionamento do rh no organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÃO SOBRE ORGANOGRAMA – POSICIONAMENTO DO RH

RH como parceiro Estratégico

Fundamentos teóricos.

Diretor veja abaixo a razão de nossas dúvidas:

“Além de analisar o tipo dedepartamentalização Cury (2006) e Oliveira (2002) observam que se deve analisar também qual a função que a unidade organizacional exerce dentro da organização, se está compreende função de linha que está ligada àsatividades fim da empresa, operacionalização e têm ação de comando ou se exerce função de Staff que estão ligadas as atividades meio da empresa, realizam função de aconselhamento/assessoria e não temação de comando.”

Dentro desse contexto de função de Linha e Staff, uma das unidades organizacionais que mais sofre conflitos é o departamento de Recursos Humanos (RH). Conforme Chiavenato (2004, p. 24)“quando os dois lados - gerentes de linha e especialistas de RH - tomam decisões sobre pessoas, geralmente ocorrem conflitos”.

O autor comenta que os conflitos ocorrem porque ambos discordam sobre quemtem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas ou porque têm diferentes orientações a respeito, o conflito é mais crítico quando as decisões exigem um trabalho conjunto em assuntos como disciplina,condições de trabalho, transferências, promoções e planejamento de pessoal.

É importante ressaltar que nem sempre existe uma distinção clara entre linha e Staff nas organizações.

De acordo comChiavenato (2004, p. 22) “há um principio básico em Administração de Recursos Humanos: gerir pessoas é uma Responsabilidade de Linha e Função de Staff”. O autor ressalta que quem deve gerir as pessoas é opróprio gerente ao qual elas estão subordinadas. Considerando tal afirmação, percebe-se que os gerentes de linha têm responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.

A fim decompreender melhor as responsabilidades dos gerentes de linha, Gary
(2002, p.10) cita algumas de suas atividades:

a) Colocar a pessoa certa no trabalho certo;
b) Integrar novos funcionários na...
tracking img