Posicionamento de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte - Artigo: O sistema de custeio Variável e Custeio por Absorção suas Vantagens e Desvantagens
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/custeio-direto-e-custeio-por-absorcao-uma-abordagem-analitica/20172/
Acessado em 07/06 - Autor Gilberto de Paiva

Custeio Variável

De acordo com Paiva, a modalidade de custeio variável, e definida:

“Leoni (1996) diz que o sistema decusteio variável é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. È o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas. O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o quepode gerar o uso da arbitrariedade.

O sistema de custeio variável identifica distorções que podem ocorrer no sistema de rateio utilizado no método de custeio por absorção. Paiva explica:

“No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado. Meglioni (2001) afirma que“enquanto no custeio por absorção eles são rateados aos produtos, no custeio variável, são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado igualmente as despesas”.

Esse método leva em conta ainda, a chamada Margem de Contribuição, valor residual destinado ao pagamento das despesas fixas e lucro liquido. Paiva a define:

“A margem de contribuição é uma ferramenta utilizadaneste sistema, a qual faz parte do preço de venda de um produto e serve para cobertura dos custos indiretos e para formação do lucro. Antes de determinar a margem de contribuição de qualquer segmento, atividade ou produto, é necessário identificar seus custos diretos e eleger o parâmetro representativo e classificar os custos fixos e variáveis diante deste parâmetro”.

O custeio variável, não éreconhecido pelo fisco brasileiro, apesar de ser uma importante e decisiva ferramenta para tomada de decisões.

Paiva refere-se ao assunto: “Crepaldi (2002) salienta que o método de custeio variável segue os princípios de contabilidade do regime de competência e confrontação, por isso não é reconhecido para efeitos legais. No entanto é de grande auxilio para a tomada de decisão gerencial.As vantagens e desvantagens do Custeio Variável segundo Paiva:

Leoni (1996) salienta como sendo:

• Destaca o custo fixo, que independe do processo fabril;
• Não ocorre a prática de rateio;
• Evita Manipulações;
• Fornece o ponto de equilíbrio,
• Enfoque Gerencial;
• Identifica o número de unidades que a empresa necessita produzir e comercializar para saldar seus compromissos de caixa.
•Os dados necessários para análise da relação custo/lucro/volume são rapidamente obtidos.
• É totalmente integrado com o custo padrão e orçamento flexível.

Desvantagens do Custeio Variável

• O custo variável não e aceito pela auditoria externa das entidades que tem capital aberto e nem pela legislação do IR, bem como uma parcela significativa de contadores. A razão disto é que o custeiovariável fere os princípios fundamentais de contabilidade, em especial aos princípios de realização da receita, da confrontação e da competência.
• O valor do estoque não mantém relação com o custo total,
• Isoladamente, não se aplica para formação do preço de venda. (Leoni, 1996).

Custeio por Absorção

O método de custeio por absorção é um sistema que apura o valor dos custos dos bens ouserviços, considerando todos os custos da produção. Paiva o define:

“Meglioni (2001) define que o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta. Assim todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos. O sistema de custeio por absorção apropria todos os custos da área de...
tracking img