A educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz – ensino como produção social. Esta é uma das três filosofias políticas que compreendem a educação. Dentre este conceito encontramostambém educação como redenção da sociedade, que por tratar de uma idéia que interpreta a educação como uma instância não pertencente à sociedade, acho inviável discorrer sobre o assunto. Por último, nãomenos importante, temos o conceito educação como transformação da sociedade, que faz ilação a educação como mediação de um projeto social. Tratar o ensino superior como reflexo do sistema social aqual faz parte pode, certamente, ser interpretado como uma inverdade. Por outro lado, entender que no interior de instituições de ensino superior manifestam-se de forma natural contradições deste mesmosistema social, e podem gerar mudanças significativas, seria o começo da real crença e da importância das instituições de ensino no desenvolvimento de um país.Para entender a relação de desenvolvimentode um país, partiremos para outra área da ciência, a economia. A riqueza de um país, e até mesmo o seu desenvolvimento através dos tempos, pode ser mensurado por meio de um dado que represente ovalor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado momento, resumindo o PIB. O Produto Interno Bruto representa a resposta de um sistema econômico, que possui sempre umaparelho produtivo desenvolvido ou não. Este aparelho produtivo pode ser composto por até três departamentos, simbolizados de D3, D2 e D1. O D3 é responsável pela produção de bens de consumo nãoduráveis: vestuário alimentos. Já o D2 engloba a produção de bens de consumo duráveis, como veículos e eletrônicos. O D1 é responsável diretamente pela produção de bens de capital, ou seja, tecnologiapossível para o desenvolvimento de novos produtos em diversas áreas do conhecimento. O tamanho do “edifício” seria a representação do grau de desenvolvimento de um país.Tomando por base o nosso país, e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Posicionamento crítico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Cr%C3%ADtico/224665.html

MLA

"Posicionamento crítico" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Cr%C3%ADtico/224665.html>.

MLA 7

"Posicionamento crítico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Cr%C3%ADtico/224665.html>.

CHICAGO

"Posicionamento crítico." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Cr%C3%ADtico/224665.html.