Pos operatório cirurgia bariátrica

Fisioterapia na Cirurgia Bariátrica

O Pulmão é um órgão essencial à vida, pois é responsável pela troca de oxigênio do nosso organismo. Situado na região do tórax, acima do abdome,portanto, próximo ao estômago, região onde será realizada a cirurgia. A importância dos exercícios respiratórios, no pós-operatório imediato (durante a internação), é muito grandepara que o pulmão não venha a sofrer complicações desnecessárias, como: pneumonias e atelectasias (fechamento de um faixa do pulmão), principalmente do terço inferior deste, situado nabase do tórax.
No hospital, iniciamos exercícios respiratórios ativos com auxílio das mãos, braços e de um aparelho simples, o Inspirômetro de Incentivo, (conhecido comoRESPIRON®, TRIFLO®, ou TRIBALL®). A reexpansão pulmonar também pode ser realizada através de exercícios com e sem o auxílio de aparelhos como o RPPI. Estes exercícios dão-nos a chance deventilar melhor o pulmão, pois devido à dor do pós-operatório, por menor que ela seja, faz com que a respiração se tome curta e não tão eficaz.
Dentre as outras complicações passiveis deocorrer em um pós-operatório, a Trombose Venosa Profunda (TVP) pode e deve ser prevenida. Trata-se de um quadro onde as principais veias profundas das pernas são obstruídas por trombos(coágulos grandes), que podem desprender-se e atingir o coração e ou o pulmão. A fisioterapia motora se baseia na prevenção da Trombose Venosa Profunda (TVP) com orientações deexercícios que contribuam para o retorno venoso adequado. O uso de meias compressivas associadas a um compressor pneumático pode diminui essa complicação.

Estaremos sempre prontos paraesclarecer suas dúvidas. Estaremos juntos em breve, trabalhando para o sucesso de seu pós-operatório.

Equipe de Fisioterapia do Hospital Policlin – Unidade 9 de Julho.