Pos graduado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 Dados da empresa escolhida para o estudo

2 Vocês acreditam que foi uma boa estratégia da Serpro? Por que?

3 A mesma estratégia é possível ser implantada em outras empresas, de outros segmentos? Quais? Por que?

4 Considerando o conceito de Gestão de Pessoas, por que vocês acreditam que da Serpro adotou esta estratégia?

5 Como Gestores, da Serprovocês teriam alguma outra forma de comunicação com o RH para sugerir ou acrescentar? Qual?

REFERÊNCIAS

















Dados da empresa escolhida para o estudo

Nome da Empresa: SERPRO - SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Nome do Case: TELETRABALHO SERPRO - PROJETO PILOTO

Categoria: SOLUÇÕES PARA QUALIDADE DE VIDA

Com o projeto Teletrabalho, oSerpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, com sede em Brasília e 10 mil funcionários, torna real o sonho de muitos profissionais, ao oferecer toda estrutura necessária - mobiliário, equipamento, telefone e banda larga - para que seu profissional trabalhe em casa. Essa nova realidade sugere um conforto extra, principalmente para quem mora nos grandes centros e enfrenta o trânsito diáriopara chegar ao trabalho. Esse é o caso da analista de informática, Denise Rodrigues de Freitas, que trocou os quilômetros entre Niterói e o escritório da empresa no Rio de Janeiro, por qualidade de vida. "Ganhei mais tempo para me relacionar com a família. Hoje em dia, quando acabo de trabalhar já estou em casa, aí dá tempo também de desenvolver outras atividades, fazer algum curso e até melhorarprofissionalmente", conta.

A coordenadora do projeto, Joselma Oliveira Pinto, conta que, graças à iniciativa, os índices internos de qualidade de vida estão na casa dos 70%, objetivo esse conquistado em apenas 6 meses. A empresa, que mantém escritórios em São Paulo, Brasília e Rio, abriu inscrições para o projeto Teletrabalho e os interessados foram avaliados, tanto no que diz respeito a suaatividade profissional, quanto pessoais: dentre elas a autoconfiança, a autodisciplina e o autoconhecimento.

Além disso, participaram de um treinamento que envolveu disciplinas como: administração de tempo e segurança sobre informação. Formados em exercer a atividade profissional fora das dependências da empresa, esses funcionários vão à empresa apenas uma vez por semana. "Mesmo que ele tenhacem por cento das atividades passíveis de serem 'teletrabalhadas', nós exigimos no mínimo uma vez por semana que ele venha, pra não perder o convívio social com os colegas", finaliza Joselma.






1. Vocês acreditam que foi uma boa estratégia da Serpro? Por que?

Acreditamos do ponto de vista que se fizermos uma reflexão, o trabalho e a consequente remuneração tornam-se meio de atendera várias necessidades elencadas na Pirâmide de Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, pois no mundo globalizado de hoje, altos salários não são os reais motivadores e retentores de talentos como pensavam os proprietários de empresas há alguns anos. Ao contrário com o que ocorre no dia-a-dia, nesta nova era da informaçãoas pessoas estão abrindo mão de altos salários para manter-se mais próximos da família, dos amigos, ter tempo para si mesmo e acima de tudo obter qualidade de vida, como foi citado no caso da Denise Rodrigues, que deixo explicito os benefícios desse novo modelo de trabalho ou “Teletrabalho”.

No caso apresentado a estratégia é válida, pois proporciona primeiramente certo conforto para oprofissional uma vez que está em seu domicílio, e que afeta diretamente a empresa ao passo que a mesma começa a exercer um papel sustentável, pois o colaborador indo menos vezes a empresa, deixa de usar o carro, o que reduz a poluição sonora e atmosférica, o consumo de energia elétrica na empresa, entre outros. Além dos ganhos que a empresa teria, com estava nova forma de trabalho, o funcionário fica...
tracking img