Portugueses no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Portugueses no Brasil

2012

* INTRODUÇÃO

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que estes termos estão diretamente ligados aos portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas.
A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelosportugueses, pois afirmando isto, estaremos esquecendo a história dos indígenas que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. 
A Coroa portuguesa, quando financiou as navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar naEuropa (obtenção do lucro), mas não podemos deixar de lado outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar). Sendo assim, em uma dessas aventuras, em 1500, a Europa conquistou o “Novo Mundo”.
Em1516, Dom Emanuel I, rei de Portugal, enviou navios ao novo território para efetivar o povoamento e a exploração, instalaram-se em Porto Seguro, mas rapidamente foram expulsos pelos indígenas. Até o ano de 1530, a ocupação portuguesa ainda era bastante tímida, somente no ano de 1531, o monarca português Dom João III enviou Martin Afonso de Souza ao Brasil nomeado capitão-mor da esquadra e das terrascoloniais, visando efetivar a exploração mineral e vegetal da região e a distribuição dos lotes de terras.
As primeiras experiências portuguesas de plantio e cultivo da cana-de-açúcar e o processamento do açúcar nos engenhos aconteceram primeiramente na Ilha da Madeira. Em razão da grande procura e do alto valor agregado a este produto na Europa, os portugueses levaram a cultura dacana-de-açúcar para o Brasil, desenvolvendo os primeiros engenhos no litoral paulista e no litoral do nordeste.
Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamentecom os engenhos de açúcar. Vejamos.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA NO BRASIL

* Capitanias hereditárias

Logo após o descobrimento do Brasil (1500), a coroa portuguesa começou a temer invasões estrangeiras no território brasileiro. Esse temor era real, pois Corsários, piratas ingleses, franceses e Holandeses viviam saqueando as riquezas da terra recém-descoberta. Era necessáriocolonizar o Brasil e administrar de forma eficiente.

* Formação das Capitanias hereditárias

Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal D. João III resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Estas enormes faixas de terras, conhecidas como Capitanias Hereditárias, foram doadas para nobres e pessoas de confiança dorei. Estes que recebiam as terras, chamados de donatários, tinham a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região. Cabia também aos donatários combater os Índios de tribos que tentavam resistir à ocupação do território. Em troca destes serviços, além das terras, os donatários recebiam algumas regalias, como a permissão de explorar as riquezas minerais e vegetais da região.Estes territórios seriam transmitidos de forma hereditária, ou seja, passariam de pai para filho. Fato que explica o nome deste sistema administrativo.
As dificuldades de administração das capitanias eram inúmeras. A distância de Portugal, os ataques indígenas, a falta de recursos e a extensão territorial dificultaram muito a implantação do sistema. Com exceção das capitanias de Pernambuco e...
tracking img