Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha |

Instrumentos de filosofar

30 de maio de 2012

1.Aprendendo a ler
Aprendendo a ler o mundo
Após acontecimentos do dia anterior,me pego insconscientemente atribuindo significado a eles,dispersando assim a minha atenção ao projeto de escrever.
Dentre eles ofato do feijão queimar,que veio seguido da ideia de ficar sem almoço e o toque do telefone foram o motivo de perder o foco da escrita.
Estes acontecimentos que atribuimos significados denominam-se leitura,desde jornais,livros e as que chamamos de leitura do mundo.Na qual não seria um acontecimento que se possa descrever em palavras mas em ações de pessoas e animais com base nas informações querecolhemos do mundo dia-a-dia.
Recebemos muitas informações através da leitura do mundo,dentre elas os nossos sentidos como olfato,visão e audição são essenciais.São empregadas ao mundo com por exemplo o fato do feijão ter queimado,os nossos sentidos se aguçam e logo se constata pelo olfato e o telefone ter tocado logo recemos uma mensagem auditiva.Temos tambem o que chamamos de leituravisual,onde recemos imagens através da visão e atribuimos significados a elas como por exemplo pinturas e filmes.
O significado que damos ás leituras é referente ao conhecimento que adquirimos conforme a vivencia de cada é com eles que atribuimos o nosso entendimento.O modo de ententer a leitura varia de pessoa para pessoa e tambem de época ,religião e até país ou seja são caracteristicasunicas de cada um.
A leitura propriamente dita não se dá apenas por pessoas alfabetizadas.Só o fato de indagarmos perguntas como –“o que é isto?” ou –“o que isto quer dizer ?” já é um modo de aprender a ler.

2.Aprendendo a ler um texto escrito
Nesta unidade vamos tratar somente de textos verbais ou seja,jornais,revistas,livros,filmes tudo que se atribui palavras para seu entendimento.Aestes damos o nome de textos referênciais por fazerem referênciais por fazerem referências ao mundo.
Existem tipo diferentes de textos,temos os que lemos por diversão e outros por obrigação como livros didáticos.Mas estes dois objetos podem estar juntos como por que não se pode ter diversão estudando e ao contrário tambem,porque não podemos aprender lendo livros de nossa escolha,exercendo umsenso critico sobre eles.
A seguir vamos estabelecer as diferenças entre a leitura critica e a leitura por prazer.
Leitura por prazer
A leitura por prazer é subjetiva,feita pelo prazer de escolher o assunto e deliciar-se de sua história,dando assas a imaginação.Sofrendo ou alegre com o enredo que o texto irá tomar,dando liberdade a seus sentimentos que por muitas vezes não sãolibertados no seu dia-a-dia.
Mas ler e fugir do real não significa alienar-se e esquecer dos problemas diarios.A leitura por prazer nos leva a comparar a nossa vida com a história escrita e muitas vezes passamos a ver o mundo de outras maneiras estabelecendo uma relação com a ficcção o real,dando significado a nossa própria realidade.
Leitura critica
A leitura critica é uma leitura maisaprofundada que nos leva a usar o senso critico e a capacidade de analisar o texto.Passando a entender o que o autor que dizer com a sua escrita,que muitas vezes não direta e totalmente clara.
Levando em conta que temos que observar e fazer algumas considerações sobre o texto como,em qual tempo verbal esta escrito,em qual pessoa, se ele é feito em prosa ,se há narrador.Depois de observar asquestões a cima temos outros significados para dar ao texto.A partir daqui já se percebe que a leitura critica é mais ma forma de recriar a história para uma compreensão mais profunda.
Esta leitura é dividida em níveis para seu aprofundamento e interpretação tais são eles,denotação,interpretação,crítica e problematização.
Denotação
Denotação seria a compreensão do texto em npiveirs mais...
tracking img