Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Variações diafásicas

Tais variações estão relacionadas ao contexto comunicativo de forma geral, ou seja, a situação exigirá o uso de um modo de falar distinto. Como exemplo disso citamos umbate-papo informal e um discurso proferido em um evento solene, por exemplo. Outro exemplo é a redação de um texto escrito e uma conversa proferida no dia a dia.

2. Variações diatópicas

Variaçãodiatópica é o mesmo que variação geolinguística ou dialectal, ou seja, a variação que a realização da língua apresenta em função de regiões aonde são faladas. Neste contexto podemos dizer que temosdialetos falados em cada região do Brasil.
Classificam-se em virtude das diferenças entre as regiões no que tange ao modo de falar, sendo que tais diferenças podem se dar tanto em relação à semântica(relativa ao significado que as palavra apresentam), quanto à sintaxe.
No que se refere ao vocabulário, um bom exemplo é a palavra “mexerica”, que em algumas regiões é conhecida como “bergamota” e emoutras como “tangerina”.
No que tange ao aspecto da sintaxe, notamos que é grande a recorrência de alguns termos sintáticos, como, por exemplo: “vou não”, em vez de “não vou”, “é não”, em vez de“não é”, entre outros casos.

3. Variação Diacrônica

Variação diacrónica (ou variação histórica), vem do grego dia (através de) + kronos (tempo) e significa que evolui no tempo.
Sabemos que oportuguês falado nos inícios da nacionalidade não era exactamente igual ao de hoje: muitas palavras pronunciavam-se de modo algo diferente de agora, outras desapareceram ou alteraram o seu significado,enquanto outras novas apareceram.           
A variação lingüística diacrônica é a variação que se estabelece de acordo com o passar do tempo.
Variação Diacrônica É aquela que varia no tempo. Ex.:“Estar de bonde”;“footing”;“ficar” “Vossa Mercê”

4. Variações diastráticas

A variação diastrática, ou social, como é conhecida, refere-se às diferenças entre as camadas socioculturais, ou...
tracking img