Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a música como recurso a serviço da aprendizagem na diversidade

Maria Lúcia Fagundes Santiago
Perpétua Dutra

Resumo

Este trabalho mostra, a partir de pesquisa bibliográfica, a importância da utilização da música nas mais variadas técnicas de ensino utilizadas em sala de aula como também alguns fundamentos pedagógicos que mostram a necessidade da utilização deste recurso na diversidade.Com o objetivo de possibilitar aos professores, pais e profissionais da educação, elementos de práticas pedagógicas, citamos a música como recurso no dia a dia em sala de aula para melhorar a aprendizagem significativa como um processo social em que é necessário a motivação e o resgate da alta estima dos alunos. A primeira parte mostra a importância do uso deste recurso e a possibilidade que omesmo tem em transformar o espaço e o momento do estudo prazeroso e agradável. Na segunda parte apresenta alguns exemplos de atividades que podem servir de motivação para a utilização deste recurso. Depois faz referências a atuação pedagógica em sala de aula com alunos deficientes ou diferentes.


Palavras-chave: Aprendizagem - Inclusão – Diversidade – Recurso e Música.

1 INTRODUÇÃOComo elemento componente do processo de ensino e de aprendizagem escolares, as variadas técnicas possibilitam variadas intermediações entre o professor e o aluno, pois ora estão mais ou menos centradas no professor (como é o caso da exposição, e da demonstração) ou no aluno (como é o caso do estudo dirigido, do estudo de texto e da pesquisa bibliográfica), ora mais ou menoscentradas na individualização (como é o coso do ensino programado) ou na socialização do educando ( como é o caso do estudo do meio, do seminário, do debate, da discussão e, enfim, do trabalho em grupo de modo geral).

É evidente que a intermediação não ocorre apenas em virtude da utilização da técnica de ensino, mas é ela que possibilita viabilizar as relações intersubjetivas, oumelhor, as técnicas de ensino se situam no limiar da intersubjetividade entre professor e aluno. A música pode ser usada em todas estas técnicas de ensino.
_____________________
Maria Lúcia Fagundes Santiago Pedagoga e Pós Graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto de Ensino Libera Limes e Pós Graduanda em Diversidade e Educação Especial pelo mesmo Instituto. E-mail:luciamlf@gmail.com
2 Perpétua Dutra Profª.Ma em Educação pela UCDB, Professora Orientadora dos cursos de pós-graduação do Instituto de Ensino Libera Limes.
Como o processo da comunicação entre professor e aluno não pode ser absolutamente formalizado, sob pena de diluir o processo pedagógico, as técnicas de ensino não devem ser concebidas como se fosse algo pronto, destinado a formalizar oprocesso de ensino. É preciso enfatizar ainda que as técnicas estejam a serviço do processo de ensino, e não o contrário. Explicitando melhor: as técnicas estão destinadas ao professor e o aluno, e não estes ás técnicas.
O professor requer uma série de estratégias organizativas e metodológicas em sala de aula. Estratégias capazes de guiar sua intervenção desde processos reflexivos, que facilitema construção de uma escola onde se favoreça a aprendizagem dos alunos como uma reinterpretação do conhecimento e não como uma mera transmissão da cultura.
Educadores que se identificam como profissionais da aprendizagem transformam suas salas de aula em espaços pedagógicos prazerosos onde, tanto eles como os alunos, são cúmplices de uma aventura que é o aprender e o aprender a pensar. Nestecaso, o clima das atividades propicia ações comunicativas entre esses e seus professores.

O campo da música é verdadeiramente fértil e de fácil assimilação, e, portanto, muito útil ao professor que usá-la em suas aulas para dinamizar, renovar e buscar uma maior eficiência de aprendizagem dos alunos na fixação de conteúdos, sobretudo os de língua portuguesa.

As novas formas...
tracking img