Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analista Administrativo e Judiciário do TRE Português Professor João Bolognesi Data: 09/01/2012 Aula 01

RESUMO SUMÁRIO 1. Introdução 2. Regência Verbal 2.1. Verbos Intransitivos 2.2. Verbos de ligação 2.3. Verbos Transitivos 3. Tempos e Modos Verbais 3.1. Indicativo 3.2. Subjuntivo 4. Locução Verbal

Materiais didáticos recomendados Para trazer nas aulas: Apostila (confeccionada peloprofessor e disponibilizada no site) – contém a teoria mínima exigida e questões Caderno de anotações Para consultas a serem feitas em casa: Dicionário (qualquer um) Gramática (qualquer uma) Com este material, o aluno fica capacitado a resolver provas anteriores da Fundação Carlos Chagas, atividade que o professor recomenda também como forma de estudo.

1. Introdução A Gramática é composta por doisgrandes pilares: a) Morfologia – consiste no estudo das palavras, que são agrupadas em dez classes (verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, artigos, pronomes, numerais, preposições, conjunções e interjeições) b) Sintaxe – consiste no estudo da oração, por meio de análise da função e o vínculo entre seus componentes O coração da oração é o verbo. O verbo está intimamente relacionado ao sujeito eao complemento verbal. Cumpre observar que o verbo deve apresentar concordância com o sujeito, enquanto que o complemento verbal é regido pelo verbo.

ANALISTA DO TRE – 2012 Anotador(a): Gabriela Tridente Complexo Educacional Damásio de Jesus

Oração: Sujeito Verbo Complemento

Concordância

Regência

As provas da Fundação Carlos Chagas, geralmente, focam-se nas seguintes matérias:Preposições Regência verbal Tempo e modo verbal Locução verbal

2. Regência Verbal Trata-se da relação do verbo e seu complemento. Esta relação é de sujeição, na medida em que o complemento é regido pelo verbo. Para estudar a regência verbal, os verbos são agrupados de acordo com sua transitividade. Vale lembrar que a transitividade não é uma regra absoluta: um mesmo verbo pode atuar de diferentesformas em diferentes em diferentes frases. 2.1. Verbos intransitivos O verbo intransitivo é aquele que não traz complementos. Em outras palavras, estes verbos trazem uma idéia de ação que não transita para um objeto. A intransitividade é a origem de todos os verbos, da qual as outras categorias derivam. Por esta razão, os demais verbos sempre poderão retornar ao estado original, ou seja, verbos quetipicamente seriam de ligação ou transitivos podem, numa determinada oração, ser verbos intransitivos. Consiste em erro comum adotar a idéia de que os verbos intransitivos têm sempre sentidos completos, o que explica a razão pela qual não são seguidos de complementos. Na realidade, há casos de verbos intransitivos que, isoladamente, não apresentam completude de sentido. 2.2. Verbos de ligação Sãoaqueles que trazem o predicativo do sujeito. Isso significa que os verbos de ligação indicam o estado, a qualidade de uma pessoa (o predicativo do sujeito). Os verbos de ligação representam a minoria dos verbos. O mais importante verbo de ligação é “ser”. O verbo “estar” também é um verbo de ligação de relevância. Exemplo: Ela é louca. Ela está louca. Outros verbos que podem ser mencionados:“tornar-se”, “virar” (no sentido de “tornar”), “continuar”, “permanecer” e “parecer”.

2 de 8

Interessante notar que alguns verbos que tipicamente expressam uma ação podem ser usados com sentido diverso e configurarem verbo de ligação. É o caso do verbo “andar” que, quando usado para indicar a continuidade de um estado, pode ser verbo de ligação. Exemplo: Ela anda louca. Para determinar quando umverbo é de ligação, basta verificar se ele liga o predicativo do sujeito ao sujeito da oração. É possível que verbos que são normalmente de ligação sejam intransitivos, mas nunca transitivos. Exemplos: Deus não está; Deus é.

Sujeito

Adjunto adverbial

Verbo intransitivo

Sujeito

Verbo intransitivo

Ele

está

na aula.

Sujeito

Verbo Adjunto adverbial Intransitivo de...
tracking img