Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AIEC
Disciplina: Leitura e Interpretação de Texto
Professor: Adriana Sousa
Aluno: Luis Felipe Ferreira de Aragão
Atividade: Lendo o que não está escrito

1. Leia e compare os textospropostos. É possível ler do mesmo jeito textos diferentes? Construa sua resposta, considerando elementos do texto como linguagem empregada, formato do texto, intenção do autor, público-alvo.

R. Não épossível. Mas para o leitor atento, que consegue se adaptar percebendo o que está nas entrelinhas, os textos diferentes podem transmitir a mesma mensagem, quando atingem o mesmo objetivo fazendo opublico alvo obter a mesma interpretação. Mas quando lemos diferentes textos que possuem argumentos contrários à compreensão do leitor pode ficar confusa e ele pode ficar com uma idéia duvidosa sobredeterminado assunto.

2. Observe a estrutura composicional e considere a intenção comunicativa de produção dos textos. Com base nesses dados, informe a que gênero pertence cada um deles. Justifique suaresposta.

R. Os dois primeiros textos transmitem uma opinião de forma humorística; o terceiro texto é o relato de uma experiência própria, expondo a opinião do autor; e o quarto texto é um relatocientifico sobre a relação conjugal que deve ser associada juntamente com o conceito família, esses textos pertencem ao gênero dissertativo argumentativos, pois sustentam uma posição sobre o assuntocasamento e seus problemas que se tornam uma discussão social controversa.

3. O texto 3 tem caráter eminentemente argumentativo. Por quê? Qual a tese defendida pelo autor?

R. Pois o autor usaargumentos para fundamentar sua tese, sendo o seu casamento usado como um exemplo, assim o utilizando argumentos claros e verdadeiros para persuadir o leitor, o fazendo obter a mesma opinião. Em que suatese defende o contrato de casamento, no qual o “objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para...
tracking img