Portugues e brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3) Morfologia e Sintaxe

3.1e3.2)Brasileirismos pertencentes à língua normal e a registos sentidos como vulgares.
◆ O autor classificou o português do brasil em duas categorias: Osbrasileirismos pertencentes á língua normal e os brasileirismos pertencentes a registos sentidos como vulgares. Nos brasileirismos pertencentes á língua normal enquanto que em Portugal se utiliza por exemplo overbo estar + infinitivo, no brasil utiliza se o gerúndio, ex.: está escrevendo. O Brasil usa os possessivos sem artigo e Portugal não. Também se nota o conservadorismo no uso de frases como João selevantou. São comuns os brasileirismos dezesseis por dezasseis e dezessete por dezassete.


◆ Existem alguns Brasileirismos sentidos como “incorrectos” que são mais evidentes, onde existe umatroca entre o artigo e um pronome pessoal como por exemplo eu vi ele (eu vi-o). Note-se também outro traço popular ainda mais “incorrecto” que se baseia em utilizar nomes e adjectivos no singular econservar o plural em todos os artigos (demostrativos, possessivos, etc.)


4) O tratamento no Brasil
◆ No código de tratamento do brasil, normalmente existe o tratamento por você que é informal eo tratamento por o senhor, a senhora, que é mais formal.

5) O vocabulário
◆ No vocabulário existem diferenças do português do Brasil e do de Portugal como exemplo temos no brasil diretor, açãoe ótimo e em Portugal temos director, acção e óptimo. Existem também palavras características brasileiras como por exemplo: comboio em Portugal, trem no brasil, autocarro no português, ônibus embrasileiro, o metrô no brasil e o metro em Portugal, e neologismos brasileiros como meia abreviação de meia dúzia (seis) , virar por tornar-se , cadê como o que é de.


5.1) Vocabulário de origem Tupi◆ A língua brasileira tem vocabulário de origem Tupi como por exemplo as palavras capim, cupim, mingau e moqueca. Também existe vocabulário da flora brasileira com origem tupi ex.: abacaxi,...
tracking img