Portugues forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ontologismo Axiológico




87. Em virtude dessa e de outras dificuldades que se opõem a qualquer explicação puramente empírica do problema dos valores, surgiram duas outras grandescorrentes, que hoje prepondeream nos domínios da Axiologia

A primeira atitude é a do chamado ontologismo axiológico que conta com vários representantes, sobretudo com dois grandes éticoscontemporâneos, que são Max Scheler e Nicolai Hartmann. O primeiro de posição menos extremada quanto à “objetividade” dos valores.

Max Schelder, falecido em 1928, é o autor de uma obra à qualjá fizemos referencia e que representa uma crítica admirável do jornalismo ético de Kant para a elaboração de uma ética material de valores. Seu livro fundamental intitula-se O Formalismo na ÉticaMaterial de Valores ( 1913-16). No qual foram lançadas como maestria as bases de uma Ética de conteúdo, a Ética de conteúdo estimativo ou axiológico.

Nicolai Hartmann é o autor de duasoutras obras básicas no pensamento contamporâneo: --- Os princípios de uma metafísica do conhecimento (1921) e Ética (1926) . É exatamente neste último livro, cujo texto pode também ser encontrado emtradução inglesa, que Nicolai Hartmann desenvolve a idéia de Scheler e as próprias, mas no sentido de rigoroso ontologismo axiológico.
Segundo Scheler e hartmann, os valores não resultam de nossosdesejos, nem são projeção de nossas inclinações psíquicas ou do fato social, mas algo que se põe antes do conhecimento ou da conduta humana, embora podendo ser a razão dessa conduta. Os valores representamum ideal em si e de per si, com uma consistência própria, de maneira que não seriam projetados ou constituídos pelo homem na História, mas “descobertos” pelo homem através da História.Segundo Hartmann e Scheler, é graças a intuição que podemos penetrar no mundo dos valores. Os valores só podem ser captados por um contacto direto de espírito, quer emocionalmente segundo Scheler, quer...
tracking img