Portugues ensino para surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE LETRAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM


RESUMO


Este trabalho se trata de uma pesquisa do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Goiás, 1º período, que busca entender e analisar como é tratado o Ensino de Português para Surdos nas escolas públicas de Goiás. A partir deste objetivoutilizamos como forma de pesquisa uma entrevista feita com Professores da rede Municipal de Educação de Goiânia e da rede Estadual de Educação de Palmelo, na qual abordou questões voltadas para as necessidades específicas dos surdos quando no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua a partir do conhecimento da LIBRAS.


Palavras chaves: Ensino-público, Português, Surdos.


INTRODUÇÃOComo base de nossa pesquisa, foi proposto o tema de Ensino de Português para Surdos nas escolas públicas de Goiás, que nos motivou a analisar como acontece ou de que forma é tratado o assunto. Buscamos também entender a relação entre professor / aluno e aluno / professor, assim como também o trabalho realizado pelo professor / intérprete / aluno, juntamente abordando a interação socialde ambos os lados, analisando o papel exercido por cada um e a forma como é desenvolvido. A metodologia adotada foi o uso de um formulário de entrevista abordando temas como: Informações gerais da sala de aula; O papel da Língua de Sinais; Documentos legais; Metodologia de ensino e Formação do professor.
Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa por meio do formulário em duas escolas darede pública de Goiás, com professores que ministram aula de língua portuguesa (L2), que tem alunos surdos em suas salas. Depois foi feito uma análise teórica sobre o tema abordado através de leituras para fundamentação de nosso trabalho. Por fim fizemos uma analise de pontos abordados na pesquisa e dos resultados obtidos, propondo estratégias para enriquecimento do ensino de L2.JUSTIFICATIVA


A pesquisa foi realizada a fim de observar como está sendo desenvolvido o Ensino de Português para Surdos nas escolas públicas de Goiás, observando também seus resultados, visando ainda buscar novas estratégias que facilitem e contribuam para que este ensino ocorra de forma enriquecedora e com clareza.




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


1.1 INTRODUÇÃO


Aslínguas expressam a capacidade dos seres humanos para linguagem, expressam culturas, os valores e os padrões sociais de um determinado grupo social. (QUADROS, 2006. p.13)


As Libras, como toda língua, têm suas propriedades específicas, dentre elas a visual-espacial. Também possui seus usuários e sua própria cultura, que é utilizada entre eles em locais diversos, como seu convívio social,nas suas casas e também na escola.
Segundo Quadros (2006 p.13) existem“ línguas na escola em que a criança surda está inserida”, são elas: a Língua Portuguesa e a Libras. Sendo que deve ser a LIBRAS, como L1 e a Língua Portuguesa como L2, mas em alguns casos isso não acontece. Dado a isso foi realizado esta pesquisa para saber até que ponto os professores tem esse conhecimento.Muitos professores tem conhecimento da existência dessa língua, mas não propiciam ambientes ou materiais, pois, infelizmente nem todas as escolas oferecem modelos de conteúdos e atividades do L1 adaptado de forma que diferenciam as necessidades da formação do aluno surdo inserido. Essa formação está ligada diretamente à identidade deste aluno surdo, que na maioria das vezes o professor não tem essavisão. Identidade é entendida aqui no sentido explicado por Silva (2000:69): “como o conjunto de características que distinguem os diferentes grupos sociais e culturais entre si.”

Explicitamente a cultura do surdo se define por experiências visuais e não experiências auditivas. Os surdos utilizam a Libras, L1 como Língua Natural espaço-visual para se comunicar, e que também pode ser...
tracking img