Portugues-dataprev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Compreender um fato é analisá-lo com todos os detalhes, com todas as consequências relacionadas a esse fato, por exemplo, quando ouvimos dizer que mais algumas pessoas foram dispensadas do emprego, temos que compreender este fato, analisá-lo levando em conta a situação econômica do país como um todo e não apenas olhar a situação daquela empresa quedispensou os funcionários. Compreenderemos, assim, as razões que levaram mais uma empresa a demitir, analisaremos mais a fundo a questão para não ficarmos só com aquela impressão de que mandou embora porque é mau, pois há outras razões que, às vezes, não aparecem.

Interpretar significa comentar, explicar algo. Podemos dizer que interpretar um fato é dar a ele um valor, uma importância pessoal. Paramim, o fato do Flamengo estar fazendo uma campanha desastrosa é muito triste, para outro torcedor, do Palmeiras, isto pode ser uma alegria!

Mas, o que tem isso a ver com compreensão e interpretação de textos?

Compreendemos um texto, quando o analisamos por inteiro, quando o vemos por completo. Interpretamos um texto, quando damos a ele um valor pessoal, um valor nosso. Por exemplo, um fatoocorre numa rua, muitas pessoas presenciam-no, se o repórter entrevistar cada uma das pessoas que viu o fato, terá histórias diferentes e todas verdadeiras, todas com um valor pessoal diferente. Mas, como, então faremos a compreensão e a interpretação do texto, se cada pessoa possui uma maneira pessoal de entender e interpretar os fatos?

A resposta não é simples. Apesar do texto possibilitar asvariadas interpretações, ele possui uma estrutura interna, um jeito próprio de ser que garante uma ideia principal, a do autor, quando escreveu o texto.

O autor pensa em algo quando escreve o texto, nós, quando lemos o texto, podemos dar a ele nosso valor, nossa interpretação pessoal ao texto, mas mesmo assim, ele ainda possuirá uma ideia básica, cabe a nós também acharmos essa ideia. Nas provas,é essa ideia que precisamos encontrar ao lermos o texto e ao responder as questões de interpretação.

O primeiro passo para interpretar um texto, depois de lê-lo, é identificar qual o tipo de texto que lemos.

Há três tipos de texto básicos: a) Descrição b) Narração c) Dissertação

NARRAÇÃO: um texto é narrativo, quando ele conta um fato seja ele verdadeiro ou não (real ou ficcional).DESCRIÇÃO: um texto é uma descrição, quando caracteriza, fotografa, conta os detalhes de alguém, de uma paisagem, de um animal, de um sentimento, etc.

DISSERTAÇÃO: um texto é uma dissertação, quando discute uma ideia, defende uma proposta. Cada tipo de texto possui uma maneira específica de ser escrito, importante dizer que na NARRAÇÃO, aparece o texto descritivo; nas provas não aparece o textodescritivo sozinho, ele sempre vem incluído na história.

ELEMENTOS BÁSICOS DA ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO

NARRADOR: é aquele que conta a história para nós (que quando lemos somos leitores).

PERSONAGEM: é aquele ou aquela que vive a história; personagem pode ser pessoa, animal, objeto, etc. Há a personagem protagonista, que é sempre do lado do bem; há a personagem antagonista que é semprepersonagem do mal.

ESPAÇO: o local onde acontece a história, pode ser um local que existe (real) ou não (ficcional).

TEMPO: quando aconteceu a história, no passado, no presente ou no futuro.

O FATO: é o motivo que deu origem à história; a história toda começou, por causa do fato.

Vamos agora dar alguns exemplos de interpretação de texto.

ALGUNS ELEMENTOS BÁSICOS DA DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO: nela apresentamos nossa proposta (tese), a ideia que queremos defender.

DESENVOLVIMENTO: nele apresentamos nossas provas, para defendermos nossas ideias, apresentamos exemplos, números, tudo que possa contribuir para defender nossa ideia.

CONCLUSÃO: aqui daremos um fecho para nossa ideia, diremos se é para agora, se nunca poderá ser feita, apesar de ser uma boa ideia, etc....
tracking img