Português

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base no texto e em pesquisas realizadas, constamos que a concepção de leitura é entendida como a atividade de captação das ideias. Para que o processo seja efetivo, é necessário que durante a leitura de uma mensagem, o leitor raciocine e inferira de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
As experiências individuais e o interesse podem intervir na formaque a mensagem é recebida para cada individuo durante a leitura.

GÊNEROS TEXTUAIS
São formas de se transmitir informações, serve para realizar discursos dentro de uma forma estável, mas não definitiva, circula socialmente e determina a formatação do texto.
Os gêneros aparecem na formatação oral ou escrita.
Os gêneros textuais são divididos em: Não verbal, jornalístico, científico,publicitário, epistolar ou interpessoal, humorístico, literário, instrutivo ou prescritivo, jurídico textos narrativos, gênero descritivo, gênero dissertativo/argumentativo.

REFERE-SE AO PASSO 2 - lista
Tipos de gêneros textuais:
Narrativo | Descritivo | Dissertativo /Argumentativo |
Conto deFadas, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, piada. | -------------------------------------------------
Sempre descreve as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas, característicaspsicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização, Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia, diálogo face-a-face, bilhete, carta (pessoal, comercial etc), receita culinária,horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piada, resenha, inquérito policial, ofício, requerimento, ata, relatório etc. Hoje, com a “cultura eletrônica”, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral ou escrita) como o bate-papo on-line (MSN), blog, twitter (micro blog), Orkut, Facebook, mensagens SMS (celular) etc. Todaessa dinâmica é confirmada quando Marcuschi diz: “(...) os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social”. | Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatóriocientífico, relatório oral de experiência, argumentativo, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio. |

Revista Abril
Texto 1
Governo deixou erradicação do analfabetismo de lado
Com quase 14 milhões de brasileirossem saber ler nem escrever um bilhete simples, a presidente Dilma Rousseff deixou de lado o compromisso de campanha de erradicar o analfabetismo no País. O objetivo não aparece no Brasil Maior, o plano plurianual com as metas detalhadas do governo até 2015, recentemente enviado pelo governo ao Congresso.
Onze meses após a presidente ter assumido o compromisso em um debate na televisão, aerradicação do analfabetismo saiu de cena. Em seu lugar, o governo se compromete agora a "reduzir a taxa de analfabetismo, especialmente entre as mulheres, a população do campo e afrodescendentes".
O problema não é com a palavra erradicação, que se repete com frequência nos documentos do "Brasil Maior". O plano plurianual fala em erradicar a extrema pobreza, prioridade do governo, e também se...
tracking img