Português para concursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 132 (32971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

Exercícios de Aula nº 17 01) EFOMM - Assinale o período cujo predicado é nominal: a) Vi-o doente. b) Encontrei-o muito doente. c) Vi o doente. d) O aluno foi chamado ao quadro. e) O jogador, após a falta, virou bicho.

02) AMAN - As granadas, explodindo entre os restolhos secos do matagal, incendiavam-nos; ouviam-se lá dentro, de envolta com o crepitarde queimadas sem labaredas, extintas nos brilhos da manhã claríssima, brados de cólera e de dor; (...) O sujeito de “ouviam-se”, é: a) “brados de cólera e de dor”. b) indeterminado. c) “o crepitar de queimadas”. d) “brilhos da manhã claríssima”. e) “os sertanejos”, oculto. 03) Escola Naval - Ocorre predicado verbo-nominal em: a) A tua resposta não é verdadeira. b) O cão vadio virou a lata de lixo.c) Viraram moda os jogos eletrônicos. d) Todos permaneçam em seus lugares. e) Pensativo e triste vinha o rapaz. ENCE - Marque a opção que não apresenta sujeito indeterminado: a) Precisa-se de funcionários competentes. b) Come-se bem neste restaurante. c) Morre-se de tuberculose ainda hoje. d) Deixaram a luz do pátio acesa. e) Vendem-se pianos reformados. ENCE - Assinale a alternativa em que osujeito é inexistente: a) Nesta terra, faz muito calor. b) Divulgaram-se notícias assustadoras. c) Necessita-se de roupas e mantimentos. d) Caminhamos sob um sol ardente. e) Alguém é responsável por tamanha desordem. ENCE - Indique a alternativa em que o predicado é verbo-nominal: a) O soldado foi encontrado morto. b) Aquele homem tornou-se milionário. c) Hoje é dia 20 de novembro. d) Algunsjogadores estão contundidos. e) Os alunos parecem desinteressados.

04)

05)

06)

07) UNIRIO - Assinale o item em que a(s) palavra(s) sublinhada(s) exerce(m) a mesma função sintática do que, na oração: “(...) o pombo que chegava caminhando pelo beiral mais alto (...)” a) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava. b) Na inelutável necessidade do amor, pombo e pomba marcaram um encontrogalante. c) Como custa a passar um quarto de hora para uma noiva. d) A tarde era tão bonita - disse o pombo gravemente. e) Mas na paisagem do céu voavam só velozes andorinhas garotas.

08) CESGRANRIO - Assinale a opção em que o termo grifado não funciona como sujeito: a) “Se diminuiu a pobreza absoluta (...), persistiu a pobreza estrutural.”; b) “Como retirar do orçamento doméstico uma parcelapara comprar livros...?”; c) Só nos últimos cinqüenta anos se desenvolveu o nosso parque manufatureiro”; d) “sendo o produto editorial de custo elevado, restaria às massas populares exercitar a leitura”; e) “restaria às massas populares exercitar a leitura”. 09) UNIRIO - Na oração “A pomba distinguiu indignada o pombo”, a palavra sublinhada exerce a função sintática de: a) adjunto adverbial de modo;b) predicativo do objeto direto; c) predicativo do sujeito; d) adjunto adnominal; e) sujeito. 10) UNIRIO - Assinale a única oração de Predicado Verbo-nominal: a) nos últimos tempos ia baixando, baixando, baixando; b) Todas as outras são casadas. c) D. Tonica tinha fé em sua madrinha, d) O coração, meio desenganado, agitou-se outra vez e) Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dosdois.

11) UNIRIO - Assinale o item em que o predicado é do mesmo tipo do que se tem em “Irônica, perguntou a pomba”. a) “(...) contemplando acima do campanário todas as possibilidades da rosa-dos- ventos”. b) Perdeste a noção do tempo? c) Era bem de manhãzinha. d) Como custa a passar um quarto de hora para uma noiva. e) “(...) quando distinguiu, indignada, o pombo (...)”. 12) AMAN (1) Minhadúvida, meu problema, Sr. Diretor, consiste na desconfiança de que sou, tenho sido a vida inteira um sonegador do Imposto de Renda. Involuntário, inconsciente, mas de qualquer forma sonegador. Posso alegar em minha defesa muita coisa: a legislação, embora profusa e até florestal, é omissa ou não explicita; os itens das diferentes cédulas não prevêem o caso; o órgão fiscalizador jamais cogitou disso;...
tracking img