Portugal e a ditadura salazarista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portugal e a Ditadura Salazarista


Índice
introdução 3
capitulo.1 – O Começo da Ditadura Salazarista 4
capitulo2. – A Ditadura Salazarista 5
Capitulo3. – O Fim da Ditadura Salazarista 6conclusão 7
webgrafia bibliografia 8
anexos 9

introdução
Na realização deste relatório abordamos diversos capítulos sobre a temática de Portugal e a Ditadura Salazarista. No primeiro capitulodeste relatório é referido o “capitulo 1 O Começo da Ditadura Salazarista”, de seguida o “capitulo 2 A Ditadura Salazarista” e finalmente o “capitulo 3 O Fim da Ditadura Salazarista”.

Espero queseja do seu agrado a leitura deste relatório e que aumente os seus conhecimentos sobre Portugal e a Ditadura Salazarista.

capitulo.1 – O Começo da Ditadura Salazarista

O golpe desencadeado pelasforças armadas, em 1926, instaurou em Portugal, uma ditadura militar, tal como acontecia noutros países da Europa.
Contudo, a instabilidade política e os problemas económicos persistiram o que fezagravar o défice orçamental e a dívida externa do país. Foi neste contexto de grande instabilidade que o general Óscar Carmona foi eleito Presidente da República em 1928.
Ao entrar na presidência,Carmona convidou António Oliveira Salazar, professor na Universidade de Coimbra, para ministro das finanças. Este aceitou o lugar, na condição de supervisionar os ministérios e de ter direito de vetosobre os aumentos das despesas.

capitulo2. – A Ditadura Salazarista

Salazar conseguiu aumentar em muito o valor das receitas do país, graças à redução das despesas da Saúde, Educação, dosfuncionários públicos e de outras despesas.
Desde logo ele é considerado o salvador da Nação, tendo conseguido um imenso prestígio.
O seu poder incidia em criar um estado forte, que garantisse a ordem, o quenão se verificava no período da Primeira República, entre 1910 a 1926.
Para ele um estado forte devia assentar essencialmente no reforço do poder executivo, em que seria o seu chefe. Assim,...
tracking img