Porto velho desafios ontem e hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto Velho desafios ontem e hoje


LuizCarlos Flôres de Assumpção¹

Através deste espaço, estaremos apresentando uma retrospectiva dos desafios enfrentados em pela nossa capital desde a sua criação até os dias atuais, juntamente com asnovas perspectivas de futuro com os investimentos por parte do Governo Federal no complexo Usinas do Madeira, Gás de Urucum e outros.

Porto Velho o Porto do Velho?

A Cidade de Porto Velho – RO.Surgiu em 1909, de um aglomerado desordenado de barracas, em torno das instalações da Empresa Madeireira Mamoré Railway Company, arrendatária da estrada de Ferro Madeira Mamoré. A origem do seu nomedeve-se a residência do senhor Pimentel na margem do rio Madeira, que os antigos moradores de Santo Antônio denominavam-na de Porto do Velho, por ser o local referencial de reunião para suas caçadas epescarias (LOBATO, 2006).
Os administradores da Madeira Mamoré ao se instalarem nesse local passaram a denominá-lo Porto Velho. O Município de Porto Velho foi criado pela Lei n.º 757, de 02 de outubrode 1914, ocorrendo sua instalação solene, em 24 de janeiro de 1915. Pelo do Decreto Lei n.º 5812, de 13 de setembro de 1943, tornou-se capital do Território Federal do Guaporé (depois Rondônia) ecapital do Estado de Rondônia, através da Lei Complementar n.º 41, de 22 de dezembro de 1981, estando situada à margem direita do rio Madeira, sete quilômetros abaixo da Cachoeira de Santo Antônio do AltoMadeira (LOBATO, 2006).
Após o ciclo da borracha, com a entrada no ciclo do ouro houve uma movimentação na área de serviços, pouco foi o progresso nestes períodos, nos dias atuais vem sendomovimentada pelo funcionalismo público, com pequenas indústrias, sendo a área de serviços a de maior vulto, contanto ainda com agricultura. Assim, estaremos apresentando os ciclos e atividades econômicas...
tracking img