Porto, tania maria esperon. as tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. revista brasileira de educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese


PORTO, TANIA MARIA ESPERON. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006O texto de Tania Maria é uma reflexão sobre o processo de educação na escola e a sua interação com as novas e velhas tecnologias que revolucionam a comunicação entre os indivíduos.
Aautora começa apontando o mundo moderno em que os estudantes de hoje fazem parte, descreve também as dificuldades presentes no processo de leitura e aprendizagem escolar o que vai de encontro com afacilidade e a interação que estes jovens possuem ao manusear os jogos eletrônicos, que, mesmo não estando no seu idioma, este consegue jogá-lo sem grandes dificuldades.
Assim, a autorapropõe: utilizar as tecnologias de comunicação e informação no ensino escolar para que possa contribuir para o ensino/aprendizagem. Lembrando que a aliança das tecnologias modernas pode ser aproveitada noensino escolar, pois os educadores não devem desprezar o aspecto sócio-cultural da geração contemporânea, que não aceita ser mero espectador, que necessita interagir com o texto, com sujeito deste. Estanecessidade é sanada pelos meios de comunicação tecnológicos, que associa imagens e recursos audiovisuais, havendo interação do individuo com outros indivíduos, e daquele com o próprio texto.Tania sugere que as escolas poderiam incluir na grade pedagógica a utilização de tecnologias, envolvendo a coordenação de sentidos, combinando comunicações corporais, movimentações, percepções esensações à leitura e à escrita. Para tanto, convida o professor a trabalhar com as linguagens comunicacionais e com abordagem de temas do cotidiano em que o aluno convive.
A autoraconclui que a escola, ao utilizar temas do cotidiano discente e linguagens tecnológicas e comunicacionais em processos de formação docente: trabalha com um material que faz parte do dia a dia dos...
tracking img