Porto murtinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Companhia Mate Larangeira (com "g", mesmo) foi fundada em 25 de julho de 1883 (depois de obter uma concessão governamental em 1882) por Thomas Larangeira, que trouxe do Rio Grande do Sul trabalhadores experientes no preparo da erva-mate, planta abundante na região de Porto Murtinho, sul do Mato Grosso. Seus sócios eram Joaquim Murtinho e seu irmão, políticos e economistas. No início, a produçãosaía em carretas puxadas a bois, entrando pelo Paraguai até a cidade de Concepcion, onde eram embarcadas para Buenos Aires. A partir de 1892, a erva passa a ser embarcada num porto construído pela empresa, Porto Murtinho, origem da atual cidade sul-matogrossense. A erva produzida descia ainda por carretas de bois por 360 km até atingir a localidade de São Roque. Tanto Porto Murtinho quanto SãoRoque foram construídas em terras da Fazenda Três Barras, compradas pela empresa com essa finalidade. Dali seguiam por terra até Porto Murtinho e eram embarcadas para seguir pelo rio Paraguai abaixo. As oficinas da empresa em Ponta Porã passaram a produzir chatas para a navegação em 1910, e também produzia as carretas. De São Roque para Porto Murtinho o caminho era feito por uma ferrovia de 22 km ebitola de 75 cm. Aliás, mesmo a extensão da ferrovia é dúbia: enquanto Campestrini e Guimarães falam em 22 km, o Álbum Gráfico de 1914 fala em 22 e em 25 km, em pontos diferentes do livro. Não obtive notícia de quando teria começado a operar esta ferrovia: pode ter sido logo depois da instalação de Porto Murtinho (1892) ou depois. Em 1913, já estava operando. No entanto, Porto Murtinho já não eramais porto exportador de mate: este já estava sendo embarcado pelos rios Iguatemi, Amambaí e Ivinhema, que eram direta ou indiretamente afluentes do rio Paraná. O rio Amambaí desaguava no Paraná em frente à cidade de Guaíra, nas proximidades das Sete Quedas. Ali a Mate Larangeira construiu uma outra ferrovia que passou a operar em 1917. Com a exportação de mate pelo rio Paraná, a ferrovia SãoRoque-Porto Murtinho passou a transportar outros materiais também produzidos pela empresa e até produtos de armazéns localizados em São Roque, como couro. Até 1958 a ferrovia continuava operando: nesse ano, um dos produtos transportados eram as toras de madeira que vinham dos quebrachais da empresa até a usina da Floresta Brasileira S. A., em Porto Murtinho, para a produção de tanino. No final de1956, essa empresa comprou 2 locomotivas diesel para dar mais rapidez aos transportes. Não sei, realmente, até quando a ferrovia seguiu operando. Há indicações (vagas) de que, em 1971, os trens ainda estariam em operação.
Uma das locomotivas ainda está em Porto Murtinho em praça pública: uma Orenstein-Koppel 0-6-0-WT+T, alemã, de 1905.

(Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume II,IBGE, 1957; História de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini e Acyr Vaz Guimarães, Campo Grande, MS, 1991; Álbum Gráfico do Estado de Mato Grosso, 1914)
Situada nas margens do Rio Paraguai, a cidade de Porto Murtinho traz em suas raízes misturas de povos da fronteira e dos vários rincões do Brasil, que tornou sua cultura ampla e verdadeiramente única na região. A cidade oferece atrativosculturais, esportivos e de lazer a todos os gostos. São vários pontos de turismo naturais, históricos e culturais, nesta que é a cidade conhecida como a “última guardiã do Rio Paraguai”.

A história de Porto Murtinho tem início no fim do séc. XIX, quando produtores de erva-mate criaram um porto fluvial para escoar sua produção. Escolheram um local a 50 km da montante do rio Apa, no rio Paraguai.Ali, foi construído o Porto Fluvial Murtinho, de onde começou a desenvolver-se o município. O porto teve esse nome em homenagem a Joaquim Murtinho, influente político que foi governador da província de Mato Grosso. Por ser uma cidade com mais de um século, Porto Murtinho possui prédios e estruturas que fazem parte do patrimônio histórico do Estado.

A cidade é destino certo dos amantes de uma...
tracking img