Porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Porto de Santos é o maior porto do hemisfério sul (movimentação e infra estrutura), um dos motivos para o seu ‘’sucesso’’ foi a construção da Estrada de ferro São Paulo Railway que ligava Santos aoresto da província (1867). O sistema capitalista é o que mais contribui para o sucesso do porto, já que por lá passa diariamente uma quantidade absurda de dinheiro em mercadorias importadas ouexportadas.
Os principais produtos exportados, quer dizer, os que o Brasil manda para fora do país são: açúcar (em sacos, contêineres e granel sólido), álcool, café em grãos, carnes, soja (em grãos epeletizada), gasolina, milho (em contêineres e granel solido) óleo combustível, óleo diesel e gasóleo, carnes, sucos cítricos (em contêineres e granel líquido). Principais produtos importados, quer dizeros que o Brasil manda trazer de fora do país são: adubo, amônia, carvão, enxofre, GLP, minério de ferro (em contêineres e granel solido), nafta, sal, soda caustica, trigo (grãos e farelo).
Éimportante lembrar que o café foi muito importante para a cidade de Santos e continua sendo, uma vez que o cultivo, os negócios e investimentos com o café eram realizados na cidade, o que pudemos ver bem naBolsa do Café, atual Museu do Café. Apesar de o Brasil possuir tanto café, é vendido a maior e melhor parte de tudo que é produzido, e ficamos com o que não é tão bom, influencia capitalista, onde opensamento é ‘’Se podemos vender por um preço melhor lá fora, porque deixar o povo daqui consumir e pagar mais barato?’’
As estradas que ligam Santos a cidade de São Paulo então em ótimas condições,mas isto claro devido ao alto valor do pedágio, não seria, por exemplo, como andar em uma estrada que liga São Paulo a Bertioga, uma vez que ao ir para Santos vemos policiais, telefones públicos paraemergência, ambulâncias e asfalto em ótimo estado.
A malha ferroviária hoje é pouco utilizada, uma pena, pois é necessário então utilizar mais caminhões, prejudicando o transita e perdendo-se tempo....
tracking img