Porto de Santos

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
RESUMO


Desde o descobrimento, os transportes marítimos são responsáveis por grande parte do desenvolvimento econômico do Brasil, com uma costa de aproximadamente 9.198km e 34 portos públicos é considerado o principal mecanismo para o comércio internacional, tendo como principais órgãos fiscalizadores a Receita Federal e a Secretária Especial de Portos (SEP) responsáveis pela formulação depolíticas, medidas, programas e projetos de desenvolvimento da infraestrutura portuária.
Segundo a (SEP) o Brasil movimenta 700 mil toneladas de mercadorias diversas através de seus portos onde responde a 90% do volume das exportações. Dos principais portos brasileiros 18 deles são administrados pelas companhias Docas, que são sociedades de economia mista e têm como acionista majoritário oGoverno Federal, dentre eles se destaca o maior porto da América Latina, o porto de Santos.


































Palavras chaves: Estratégico; Calado; Infraestrutura; Operadores Portuários; acessos; habilitação.
Lista de Abreviaturas e Siglas


Calado - Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso naágua. Tecnicamente é à distância da lâmina de água até a quilha do navio. 
Calado 2 - Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade dos canais dos portos.
Trapiche – Plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de um porto onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
Cais – uma obra marítima de engenharia hidráulica queconsiste numa estrutura costeira semelhante a um pontão, ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais, emergindo da superfície aquática.
PIB – Produto Interno Bruto.
Acostagem – O mesmo que atracar.
Bacias de Evolução – Local instalado previamente nas proximidades do cais, cujafinalidade é fundear ou manobrar embarcações.
Canal de Acesso – Canal que liga o auto-mar as instalações portuárias, deve ter profundidade necessária e devida sinalização.
Contêineres – Equipamento de metal no formato de uma grande caixa, que serve para o transporte de diversos materiais, fazendo assim uma unitização de cargas, que ao estarem acondicionados no seu interior, não sofrem danos durante opercurso e nem em caso de transbordo para outros modais. São reutilizáveis e possuem quatro tamanhos principais de 30, 25, 20 e 10 toneladas.
Certificação – Declaração formal de “ ser verdade”, emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento.
Antaq – Agência Nacional deTransportes Aquaviários



SUMÁRIO

1. PORTO DE SANTOS...........................................................................................................5
1.1 Origem Histórica...............................................................................................................5
1.2 Organização e InformaçõesRelevantes............................................................................6
1.3 O Porto Organizado..........................................................................................................6
1.3.1 Coordenação Nacional.............................................................................................7
1.3.2 Participantes de apoioLocal....................................................................................7
1.4 Operadores Portuários.......................................................................................................7
1.4.1 Pré-Qualificação de Habilitação de Operador Portuário..........................................7
1.4.2 Documentação Necessária para Habilitação............................................................7...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porto de santos
  • porto de santos
  • Porto de Santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!