Porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Iniciação do Projeto

✓ Introdução
✓ Cenário
✓ Objetivo
✓ Termo de Abertura
✓ Escopo

2. Introdução

Principal Porto do Brasil e o maior da América Latina, Santos concentra 26% de todo o movimento de importação e exportação do País e recebe em média quatro mil embarcações anualmente, o que corresponde a 20% de todo o movimento portuário nacional. Apresenta grandediversidade de terminais de movimentação de cargas - granéis sólidos e líquidos e carga geral e é o porto líder Brasileiro na movimentação de contêineres. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS. Já foi considerado o "Porto da Morte", no século XIX. Os navios evitavam atracar no porto formado por trapiches de madeira,com medo da febre amarela. Durante anos os portos brasileiros não receberam investimentos adequados para torná-los competitivos perante uma economia globalizada, o governo atual inverteu essa situação, ampliando sua cartela de investimentos em todo o setor de infraestrutura de transportes.
O estudo de ampliação proporcionará novas oportunidades, tanto para o Estado quanto para a iniciativaprivada, de projetar futuros investimentos, além de viabilizar a melhoria da infraestrutura portuária. O Plano Geral contempla informações sobre os fluxos de carga e as regiões onde há potencial para movimentação, tudo isso relacionado também às questões ambientais, um fator que foi fundamental para definir as novas decisões.
O presente visa subsidiar os elementos fundamentais para elaboração do PlanoGeral, considerando:

✓ Otimização da estrutura portuária nacional, com vistas à viabilização de políticas de comércio exterior e industrial;
✓ Expansão da oferta de serviços portuários, baseada na eficiência de escala da exploração das atividades, com conseqüente redução dos custos unitários;
✓ Atendimento à demanda por serviços portuários, inclusive a futura, em conformidadecom estudos econômicos;
✓ Adequada prestação dos serviços portuários, segundo os parâmetros normativos e regulatórios;
✓ Integração entre os distintos modais, priorizando o transporte hidroviário.

A estruturação apresenta uma divisão por seção estruturante conforme os modais de transporte:

✓ detalhamento estadual, rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário, dutoviário emultimodal.

E por seção complementar a partir de diversos assuntos:

✓ demografia,divisão política, geologia e produção mineral, indústria e serviços, infra-estrutura, jazidas minerais, macroeconomia, meio ambiente, modelos digitais de elevação e relevo, PIB, produção agrícola, recursos naturais e urbanização.

No início do século XX as obras que levaram o porto a tornar-se salubre e areceber navios de todo o mundo fizeram com que o movimento se expandisse significativamente. A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a escarpa conhecida por Serra do Mar. A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do Império, garantiu o afluxo de cargas, destinados ao comércio exterior. No período do império, o café de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em suagrande maioria saia do Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto de santos, mas isso pós 1870. O Porto de Santos ocupa, hoje, a 39ª posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.

3. Cenário

O projeto visa principalmente criar um lugar bem planejado e organizado que, entre outras atividades, faz transporte de cargas,evitando principalmente a desordem típica dos grandes portos do Brasil.
O controle do porto não é centralizado e há inúmeras estatais que interferem no cotidiano do terminal. O setor sofre também com as constantes greves de categorias profissionais que são vitais para o funcionamento do porto.

4. Objetivo

Criar um “Ghost Terminal”, ou Terminal Fantasma, a exemplo do Porto de Roterdã, na...
tracking img