Porto de santos (passado)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto de Santos - Marco de desenvolvimento

1532-1869 - O início e o crescimento

Em seus primórdios, o Porto de Santos, que chamava-se na verdade Porto de São Vicente, situava-se na Ponta da Praia. Com o crescimento do povoado de Enguaguaçu, o porto foi transferido para o Lagamar do Enguaguaçu, em frente ao vilarejo, o que trazia uma série de vantagens, principalmente a facilidade para oacesso da carga e o fato de os navegantes não ficarem numa região isolada enquanto o navio permanecesse atracado.

Naquela época, o porto não passava de um conjunto de trapiches de madeira que atravessavam trechos do mangue, chegando até a beira d'água e possibilitando a atracação de navios de pequeno porte. Naus maiores tinha sérios problemas para atracação e frequentemente encalhavam ao seaproximarem dos trapiches, que íam sendo feitos aleatoriamente, de acordo com a necessidade do momento.

[pic]
A rampa e o porto do Consulado, defronte à atual Rua frei Gaspar,
de grande movimentação no século XVIII (tela de B. Calixto).

O porto e a vila crescem na mesma proporção, em virtude da incrementação do comércio com as Vilas de Santo André da Borda do Campo e São Paulo de Piratininga,que se desenvolvem de forma acelerada. As cargas chegam ao porto em lombos de burros ou carregadas por escravos, ou ainda em canoas que descem os rios e os córregos da planície da ilha.
O porto cresce às margens do estuário ao redor da ilha, em um terreno lodoso, que aumenta ou diminui conforme as marés. Os trapiches frequentemente são arrastados pelas chuvas mais fortes ou arrasados por enormestroncos que chegam à beira d'água trazidos pelas marés. A pequena Vila cresce em função do crescimento do porto, pois todo novo prédio erguido tem alguma relação direta ou indireta com as atividades portuárias.

[pic]
O Porto do Bispo no Valongo, tendo ao fundo a Serra do Mar.
Em primeiro plano o mercado das canoas (tela de B. Calixto).

No século XVIII as atividades portuárias se concentramem dois ancoradouros principais: o Porto do Consulado, em frente à Rua do Consulado (atual Frei Gaspar), e o Porto do Bispo, na altura do atual Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo.
O Porto do Consulado era uma tosca ponte à beira da qual havia um barracão onde funcionava a alfândega e onde estava instalada a "mesa do consulado" - os comandantes de navios eram obrigados a prestar declaraçõesaos respectivos cônsules em países estrangeiros.
O Porto do Bispo era um conjunto de trapiches que alcançava a área do atual Largo Marquês de Monte Alegre, frequentemente invadida pela água nas altas da maré. Recebeu esse nome em homenagem ao 4° bispo de São Paulo, que ali desembarcou em 1797 e permaneceu na cidade por um mês.

O desenvolvimento do interior da Província de São Paulo e a culturacafeeira acarretam acentuado crescimento da produção agrícola e a necessidade urgente de melhorar as condições para o seu escoamento em direção ao porto. Assim, em 1864 é iniciada a construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway, a primeira ligação ferroviária entre o Porto de Santos e o restante da Província e cuja inauguração se dá em 1867. A São Paulo Railway foi de vital importância para odesenvolvimento do porto e da Vila de Santos.

[pic]
O Viaduto da Grota Funda da São Paulo Railway, no trecho da serra do mar,
tinha 205 m de comprimento e até 48m de altura (imagem M. Serrat).

1870-1888 - A novela das concessões

Em 1870, o "Caminho de Ferro" já operava havia três anos e os navios já eram movidos a vapor. No entanto, o porto de Santos funcionava de forma precária, comofuncionou durante três séculos. Houve algumas melhorias, mas a carga e descarga ainda era feita através dos trapiches: o Trapiche do Consulado, o Trapiche do Arsenal, o Trapiche da Praia, o Trapiche da Capela, o Trapiche do Bispo, o Trapiche da Banca, o Trapiche 11 de Junho, o Trapiche da Alfândega, o Trapiche do Sal e o o Trapiche da Estrada de Ferro. Os trapiches, de construção trabalhosa e...
tracking img