Porto de paranagua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto Paranaguá

História

Começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”. Em 11 dejulho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Atualmente é terceiro maior porto do país, entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos. Abrange uma área de mais de 800.000 km².
As exportaçõesparanaenses através do Porto de Paranaguá, tem como principal destino a comunidade européia (40,70%), seguida pelos Estados Unidos, inclusive Porto Rico (25,50%) e pelo Mercosul (14,89%).

Gargalos do Porto Paranaguá

A falta de estrutura do sistema portuário afeta a capacidade de carregar navios principalmente durante a chuva, atrapalha o escoamento de toda carga que chega das lavouras noperiodo de safra, gerando assim filas e filas de caminhões que chegam a ficar dias esperando, e alguns navios demoram quase um mês para conseguir atracar.
Este problemas estão ligados a capacidade de armazenagem e de transferencia de carga dos silos para os navios.
Enquanto a produção no campo aumenta e bate recorde da safra de grãos, em Paranaguá são muitos os desafios para que o Porto acompanheo crescimento e volte a ser o principal ponto de exportações de grãos do país. Entre 2002 e 2010, a fatia do porto em toda a exportação por via marítima do país caiu 24%.

Projetos de Melhoria

Principais projetos de melhorias estão voltados para a Reestruturação do Corredor de exportação, construção de um sistema de píers para a atracação de quatro navios, Corredor de exportação de granéissólidos oeste, Revitalização dos acessos ao Porto de Paranaguá, Novo berço e pátio para terminal de contêineres, Ampliação do Pátio de Triagem, dentre outras.
Segundo a Superintendência dos Portos do Paraná o impedimento para solucionar os problemas é a liberação da licença ambiental para que obras comecem. Não há previsão de quando isso deva ocorrer. Este processo lento atrapalha todo o comércioenvolvido, principalmento o Agropecuário.

Porto de Roterdã

Localizado na Holanda, o porto de Roterdâ parece uma auto-estrada. Todos os dias, 450 navios entram e saem de lá carregando um milhão de toneladas de carga avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Foi o maior do mundo até 2004. Continua sendo o maior porto da Europa, e até 2004 foi o mais movimentado do mundo, hoje já foiultrapassado pelos portos asiáticos de Xangai e Cingapura em termos de tonelagem de carga movimentada.
É um dos principais portos e os maiores centros logísticos e industriais da Europa. Com uma produção anual de 430 milhões de toneladas de carga em 2010, Rotterdam é de longe o maior porto marítimo da Europa. O porto é a porta de entrada para um mercado europeu de mais de 350 milhões de consumidores.A porta se estende por 40 quilômetros e é de cerca de 10,500 ha (excluindo Maasvlakte 2).
Quem chega quase não se dá conta de que está entrando no mais moderno e num dos mais movimentados terminais portuários do mundo. Não se vê a algazarra típica dos grandes portos do Brasil. A eficiência é tamanha que o visitante tem a impressão de não haver um intenso entra-e-sai de navios. A surpresa émaior se a visita começar pelo Ghost Terminal, ou Terminal Fantasma. Ele é assim chamado porque não há motoristas dirigindo caminhões nem operadores manobrando empilhadeiras, tudo é informatizado e controlado por uma torre. Depois de percorrer outras instalações, percebe-se que ele é mais do que um complexo portuário. É quase uma cidade, um lugar bem planejado e organizado que, entre outras...
tracking img