Porto de antuerpia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Volume
A movimentação de contêineres no primeiro trimestre no porto de Antuérpia (Bélgica) aumentou 7,9% na comparação com o mesmo período de 2010. As operações totalizaram 2,17 milhões de TEU, sendo que no ano passado chegaram a 2,01 milhões.
O porto movimentou 47.374.451 toneladas métricas de carga no período (+12,7%).
Os volumes totais de carga, de contêineres e graneis líquidos tambémforam mais altos do que o pico da movimentação de 2008.
“Não há dúvidas de que o porto de Antuérpia deixou a crise para trás, apesar de os volumes de graneis secos mantenham certa diminuição”, declarou o CEO da Autoridade Portuária de Antuérpia, Eddy Bruyninckx.
Em relação os resultados, o volume de contêineres em Antuérpia durante o primeiro trimestre de 2011 expandiu 7,8%, chegando a 26,2 milhõesde toneladas métricas contra 24,3 milhões de toneladas métricas registradas um ano antes.
O porto movimentou 2,9 milhões de toneladas métricas de carga granel, aumento de 11,7% sobre o ano anterior. Aço teve a melhor performance do segmento, com elevação de 41,8% no volume operado (1,9 milhões de toneladas métricas).
No segmento ro-ro, o porto registrou expansão de 24,1% (1 milhão de toneladasmétricas), com o número de veículos aumentando 27,9%, chegando a 252.532 unidades.
Durante o primeiro trimestre, Antuérpia recebeu 3.741 navios – 6,9 a mais que no mesmo período de 2010. (Informações: JOC / Foto: Divulgação)
Dimensões :

A Importância do Porto
O comércio exterior sempre esteve estreitamente vinculado à história econômica da Bélgica. De importantes portos a aeroportos, dainfra-estrutura interna voltada para o intercâmbio comercial à ampla rede de telecomunicações, quase tudo na Bélgica está direcionado para o mercado internacional. Não apenas pelo tamanho reduzido de seu mercado interno, mas também pelo dinamismo e a capacidade de adaptação e produtividade das suas empresas e do seu povo.
A Bélgica desempenha, também, o papel de centro de circulação e distribuição demercadorias para outros países membros da União Européia, responsáveis por cerca de 77% das exportações belgas.

Referencias

Em 2004, as exportações belgas atingiram o total de 246,4 bilhões de euros e as
importações chegaram a 229,5 bilhões, gerando um superávit de 16,9 bilhões de euros. Dos produtos exportados, 80% são de origem belga.
Com 0,16% da população mundial, a Bélgica foiresponsável por 3,4% das
exportações e 3,0% das importações mundiais. O país ocupa respectivamente
a décima e a nona posições no ranking mundial.
A relação entre as exportações de bens e o Produto Interno Bruto (PIB)
da Bélgica foi da ordem de 70%.

Os 20 maiores clientes belgas foram: Alemanha, França, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Espanha, Luxemburgo, Índia, China,Suécia, Israel, Áustria, Japão, Suíça, Polônia, Turquia, Dinamarca, Irlanda, Rússia.

Capacidade
O Porto de Antuérpia dispõe de 346 guindastes fixos e 6 flutuantes, 18 elevadores de grãos e cereais, 37 pontes de carregamento e recursos de armazenagem com capacidade praticamente ilimitada. É também um importante centro de complexos industriais, que se espalham por mais de 130km², onde estãoinstaladas três montadoras de automóveis e tratores. Depois de Houston nos EUA, Antuérpia apresenta a maior concentração de empresas petroquímicas do mundo. Inúmeras empresas multinacionais, dos mais diversos setores e indústrias, optaram por estabelecer seus centros de distribuição para a Europa na região da Grande Antuérpia.
Equipamentos para Movimentação de Cargas
- 03 guindastes de pórtico de 3,2cada;
- 02 guindastes de pórtico de 5/6,3 t cada;
- 01 guindaste de pórtico de 10 t ;
- 01 guindaste de pátio sobre pneus de 5 t;
- 04 empilhadeiras, sendo 03 de 2 t e 1 de 7t;
- 01 descarregador de cereais com capacidade de 100 t/h, com correia transportadora interligada ao Armazém nº 5;
- 02 descarregadores de cereais portáteis com capacidade de 55 t/h;
- 07 Grabs para acoplagem aos...
tracking img