PORTINARIO

867 palavras 4 páginas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Exúpero Seixas

Cândido Portinari

Trabalho apresentado como parte avaliativa da disciplina de arte ministrada pela docente Kátia de Andrade.

São João do Araguaia - Pá
Novembro de 2013

Cândido Portinari

Quem Foi

Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski – interior do estado de São Paulo-, em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.

Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro, visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
Volta ao Brasil no início de 1931, volta com novas tendências e com a idéia dominante de fazer uma pintura brasileira, se aproximando mais de poetas e intelectuais modernistas de São Paulo. Portinari já era o artista capaz de utilizar o academicismo de sua formação, fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna.
Criou os dois painéis “Guerra e Paz” (14 x 10 m cada um) encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. As duas obras foram criadas com o apoio de cerca de 180 estudos iniciais que duraram a maior parte dos quatro anos do projeto. A execução final demorou 9 meses.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra “café”. Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.

Dentre “suas obras, destaca-se: “A primeira Missa no Brasil”, “São Francisco de Assis” e Tiradentes”. Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.

No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com suas obras de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de

Relacionados