Portinari.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

Disciplina: Direção de artes
Orientador ( A ): Silvia ReginaLeandro Paulino


Publicidade & Propaganda 5° Semestre

Análise da visita ao Memorial da América Latina em 03/2012.

Candido Portinari
Guerra e Paz

Um marco para a arte,onde o detalhe, o amor pela vida, pela cultura, foi explorada de forma genial por Luis Candido Portinari. Nascido no Brasil, ele presenciou em sua infância a fome, o medo e fragilidade daspessoas. E ao tecer seu dom pela arte, entre linhas, contrastes e cores ele reproduziu Guerra e Paz.
Esta obra, foi solicitada pela ONU ( Organização das Nações Unidas ) no ano de 1952 seria averdade velada do ontem e do hoje ( Capitalismo ). Onde os traços e tonalidades fortes nas cores ( Quadro da Guerra ), representa Guerras inglórias. E ao observar a imagem de uma mulher aosprantos com as mãos na cabeça, a se ajoelhar como um ato de clemência,faz refletirmos sobre a ignorância humana, e mudar é preciso. Já o toque linear das cores no quadro da Paz, ilumina o traço defelicidade entre as nações. Porque a brincadeira, o viver e ao agradecer o sorriso de uma criança por esperança, de um mundo melhor.

O valor desta obra ( Guerra & Paz ), ultrapassa o seuprestigio internacional. Ele explorou os valores do País, valores que poucos artistas da época fizeram pela cultura brasileira, como fez Portinari. Essa arte com seus toques sutis e sublimes,que transcende o repertorio de cada interpretante, faz cada um ver, mudar, crescer e se identificar como parte social de um mundo em constante transformação. Porque mudar é preciso.


SendoA ótica da guerra pode ser vista no silêncio das palavras. Porque tanto a guerra quanto a paz, fazem parte de um estado, e depende de cada um escolher ou estar entre a Guerra & a Paz.
tracking img