PortII DirLegInf

1268 palavras 6 páginas
Portfólio II
Direito e Legislação em Informática

Trabalho apresentado ao Professor José Guido Lemos da Disciplina Direito e Legislação em Informática do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC.

Discente: Diogo Carlos Batista de Lira – RA: 240602013

Portfólio II
Direito e Legislação em Informática

1. Como você avalia a pirataria na área da informática?

Para quem é fã de informática o filme “Piratas do Vale do Silício” não pode ser deixado de fora. Segundo críticos a pirataria de software começou neste cenário quando Bill Gates copiou o projeto da Apple do primeiro sistema operacional interativo com mouse e ícones gráficos dando seus toques e incrementos e batizando-o com MS WindowsR.
No que tange aos direitos de propriedade intelectual, pesquisa e desenvolvimento tecnológico a pirataria na área de informática tem sido considerada um fator crucial para aumento de preços das licenças de Software. Milhões de dólares têm sido perdidos e vários desenvolvedores têm visto seus projetos a mercê de crackers que utilizam de engenharia reversa para modificar a estrutura do sistema e de forma ilícita distribuir e comercializar esses software ou programas de computador.
Felizmente para uns e infelizmente para outros a explosão da internet desde o ano 2000 contribuiu e muito para a propagação da violação dos direitos e propriedade de software. Posso citar o maior servidor de downloads dos Estados Unidos o Megaupload que foi retirado da rede pela Policia Federal Americana onde até mesmo no Brasil era um dos maiores repositório de conteúdo pirata desses filmes, programas, livros e revistas, etc.
Quero salientar, mas não eximir de culpa no que se refere ao usuário comum ele não avalia o uso indiscriminado dessa violação como um crime, pois ele não está lucrando sobre os direitos de propriedade intelectual.
Segundo a MicrosoftR o custo de cada cópia pirata é repassado ao consumidor final encarecendo ainda mais o produto. É

Relacionados