PORTIFÓLIO

1873 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

KAlLécia miranda aguiar

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

DIVERSIDADE HISTORICA, LINGUISTICA E CULTURAL BRASILEIRA

DIVERSIDADE BRASILEIRA

Nazário
Nazário - Go
2013
Kallécia Miranda Aguiar

DIVERSIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e diversidade no Contexto educacional;processo educativo no contexto histórico-filosófico;comunicação e linguagem;seminário I.
Profs. Okçana Battini,Fábio Luiz da Silva, Bernadete Strang, Márcia Bastos, Lilian Salete A. M. Lima.
Tutora eletrônica: Beatriz Euzebio Gonzalez de Libos.
Tutor(a) de sala: Marcia Pereira Rodrigues

Nazário - Go
2013
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a relação entre desigualdades e diversidade tem ocupado um lugar de maior destaque no debate contemporâneo. No que se refere à diversidade, Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011) refletem que a sua discussão, com enfoque na heterogeneidade de culturas que marca a sociedade atual, é realizada em oposição ao modelo de Estado-nação moderno, liberal e ocidental e se faz presente em grande parte dos países do mundo.
Com este portfólio pretendo colocar em suporte de papel uma alerta para o fato de que o debate sobre a diversidade se diferencia nacional e internacionalmente de acordo com o seu período de emergência, as causas principais que geram ou impõem a discussão sobre determinados grupos, identidades culturais, espaciais e territoriais, discriminação, entre outros. Imigração, gênero, sexualidade, raça, etnia, religião, língua, espaços/territórios são os principais fatores e temáticas que desencadearam um processo de mobilização e discussão sobre a diversidade, sendo que em vários contextos eles estão interrelacionados ou interseccionados.

DIVERSIDADE HISTÓRICA

Relacionados