Portifólio-em política, os fins justificam os meios?” nicolau maquiavel (1469-1527)

363 palavras 2 páginas
Filosofia Politica

PORTIFÓLIO

Desenvolva uma dissertação com base no tema: “Em política, os fins justificam os meios?” Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Neste contexto político, podemos notar que esta frase trás muita controversas no cenário político, os fins justificam os meios, pois consideramos que Política é própria de certas pessoas que gostam de fazê-las.
Pois podemos citar últimos acontecimentos políticos; alunos lutando pela melhoria das Universidades, Funcionários em greve, para melhores salários, Professores sentando a mesa dos governantes para mudança e alteração na Legislação para um ensino de qualidade , Ong´s lutando pela melhoria da segurança pedindo a paz e várias outras reivindicações que existem nesse universo globalizado.
Mas como podemos descrever essa política, que envolve estado, governo e povo, uma atividade específica de um certo profissional (político), eleito por uma ação coletiva, acreditando no seu plano de governo, na ação social, junto aos cidadãos de seu estado ou país.
Os fins justificam os meios, são privilégios de alguns políticos ,que no início aparecem com uns verdadeiros cordeirinhos e no final tiram a capa de cordeiro e mostram o verdadeiro lobo devorador.
Quem perde com isso a sociedade, que não vê a política com bons olhos, e sim verdadeiros profissionais, essa situação paradoxal, acaba por fazer aceitar como óbvias e verdadeiras certas atitudes e afirmações que se, examinadas mais a fundo, seriam percebidas como absurdas. Tomemos por exemplo, recente episódio da política do país, durante o julgamento da “Ficha Limpa”, durante o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STJ), onde não tiveram a capacidade de fazer um julgamento com ética e moral , analisando certos valores pessoais, que idéia poderíamos ter “ os fins justificam os meios “ porque o órgão mais alto do poder judiciário não poder julgar politicamente?
Podemos analisar que até mesmo os mais os altos escalão da Lei, não tem meio nem fim,

Relacionados

  • Ciencacia
    1908 palavras | 8 páginas