Portifólio 8ºsemestre ADM - Unopar

6304 palavras 26 páginas
PRIMEIRO DESAFIO – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

1 – Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negócio e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, pesquisem, apontem e expliquem as variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos e serviços, e uso das informações para o planejamento.

O alinhamento estratégico corresponde à adequação e integração funcional entre ambiente externo (mercados) e interno (estrutura administrativa e recursos tecnológicos e humanos) para desenvolver competências e maximizar o desempenho organizacional.
Para conseguir promover melhor o alinhamento é necessário entender que ele não é um fato isolado, e sim um processo contínuo de adaptação e mudança. Por isso devemos adotar o sistema de revisão contínua (avaliação) para sua promoção.
O ajuste deve ocorrer em todas as etapas do planejamento, para não haver falhas futuras.
Percebemos então como é grande a importância do planejamento, elaboração de estratégias, uso de informação para gerar conhecimento, tecnologia da informação, mas também podemos ver que pouco adianta termos estes elementos na empresa se não tivermos um plano de alinhamento estratégico. Um plano que interligue todos os setores e processos da empresa, que otimize a utilização do potencial das empresas.
Mencionar esta situação não seriam tão importantes se não estivéssemos num mundo tão competitivo. Não basta mais ter capital, mão de obra e matéria-prima. É preciso ter algo mais. Então mais do que nunca é preciso planejar com consciência e qualidade. O planejamento estratégico visa orientar e reorientar os negócios e produtos para que gerem lucros e crescimento esperados. O planejamento é um instrumento de gestão, onde se elabora um plano de ação, metas, objetivos e através dele estratégias de trabalho para sua execução da maneira mais otimizada possível.
Para as organizações pode ser difícil entender o consumidor, principalmente, aquelas que

Relacionados