Portifólia de Jogos de A a E

1087 palavras 5 páginas
Adoleta

Objetivos: Havilidades motoras (brincado em duplas) e desafio da atenção (brincado em roda)
Recursos materiais: Um lugar (Quadra, sala, etc)
Desenvolvimento: No mínimo duas crianças.
Brincado em duplas: Sentadas ou de pé, uma em frente à outra, as crianças cantam os versos, batendo as palmas da mão, em movimentos ritmados, em velocidade sempre crescente.
Brincado em roda: Sentadas ou de pé. , em uma roda, os participantes colocam a mão direita sobre a mão esquerda do seu vizinho, com a palma para cima. O primeiro bate a mão direita na direita do vizinho. Quem recebe o tapa repete o feito e assim vai, a cada sílaba cantada, até o final da cantiga. O último a levar o tapa sai do jogo. Música:
A do le tá
Le pe ti
Pe ti
Po lá
Lê café com chocolá
A do le tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.

Barra Manteiga

Objetivo: estimula a agilidade, atenção, cooperação e velocidade.
Recursos materiais: Quadra, condomínio, galpão ou rua com pouco movimento. Traçam-se no chão duas linhas paralelas com uma distância de entre 8 m e 15 m.

Desenvolvimento: 4 ou mais pessoas, divididas em dois times. O jogo começa com os participantes de cada time enfileirados lado a lado nas respectivas linhas. Os adversários ficam de frente uns para os outros. Um jogador do time que começar sai da linha e se dirige até a do time rival. Os adversários estendem a mão com a palma para cima e ele bate em cada uma seguindo o ritmo da música:
“Barra-manteiga, na fuça da nega
Minha mãe mandou bater nesta daqui
1, 2, 3!”

A última batida é mais forte e o jogador deverá correr de volta para seu time. O dono da mão, por sua vez, corre atrás e tenta pegar o adversário antes que este atravesse a linha. Antes de dar a batida final, o jogador pode demorar o tempo que julgar necessário para tentar pegar o outro de

Relacionados