Portiforio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO GERALDO
ORIENTAÇÃO DE TCC
7° PERIODO DE PEDAGOGIA
CELIA REGINA
GABRIELA SOUZA
TALITA MARTINS

INTRODUÇÃO

A sexualidade se faz presente no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. Nesse sentido, a sexualidade é entendida como algoinerente, que se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento. Além disso, sendo a sexualidade construída ao longo da vida, encontra- se necessariamente marcada pela história cultural e pela ciência, assim como pelos afetos e sentimentos,expressando-se então com singularidade em cada sujeito. Se, por um lado, sexo é expressão biológica quedefine um conjunto de características anatômicas e funcionais (genitais e extragenitais), a sexualidade é, de forma bem mais ampla, é uma expressão cultural. Cada sociedade cria conjuntos de regras que constituem parâmetros fundamentais para o comportamento sexual de cada indivíduo. Nesse sentido, a proposta de Orientação Sexual considera a sexualidade nas suas dimensões biológica, Psíquica esociocultural.

A sexualidade é um tema que ainda gera um grande tabu dentro da sala de aula, os profissionais da educação não sabem como lidar com essa situação, muitas vezes não sabem responder às perguntas e dúvidas dos alunos em relação ao sexo.

Esse é um tema fundamental para ser trabalhado no contexto escolar, porque crianças e jovens devem ser informados sobre sexo não apenas com livrosdidáticos, mas com outros métodos usados em sala de aula, tais como: jogo informativo palestra com sexólogos e professores capacitados para responder os principais questionamentos de crianças e adolescentes, que nessa fase de transformação e desenvolvimento, tanto de cunho intelectual, quanto corporal, os hormônios estão à flor da pele, e a mente cheia de dúvidas.
O trabalho de orientação sexualcontribui também para a prevenção de problemas muito graves como o abuso sexual e a gravidez indesejada. A escola deve se transforma em um lugar privilegiado que desenvolva políticas públicas que promovam a saúde das crianças e adolescentes. Portanto podemos afirmar que a sexualidade nas escolas é uma forma de educar para a vida.

CONCEITO DE SEXUALIDADE

Sexualidade é um termo amplamenteabrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. O termo sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo e muito pessoal. Pode se dizer que é traço mais intimo do ser humano e como tal , se manifesta diretamente em cada individuo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.

A noção de sexualidade como busca de prazer,descoberta das sensações proporcionada pelo contato ou toque, atração por outras pessoas ( de sexo oposto e/ou mesmo sexo com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente dos fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.

De acordo com os ParâmetrosCurriculares Nacionais 1997, p. 117.

“A sexualidade tem como grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independemente da potencialidade reprodutiva relaciona- se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos.”

Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o de sexo propriamente dito. É importante que um não necessariamente precisa viracompanhado do outro. Cabe a cada um decidir qual momento propicio para que esta sexualidade se manifesta de forma física e seja compartilhada como outro individuo através do sexo, que é apenas uma das suas formas de se chegar a satisfação desejada. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita ter relação exacerbada com o sexo, uma vez que se define...
tracking img