PortifolioUnopar Pedagogia Natureza e identidade da pedagogia

1337 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido para o curso de Pedagogia, onde relata os entendimentos sobre a cientificidade da pedagogia, suas relações com as práticas pedagógicas da educação e a importância do pedagogo neste processo, bem como a contribuição da Pedagogia e do pedagogo para o processo educativo na escola, considerando a pedagogia como corpo de conhecimentos sistematizados sobre a educação e como curso de formação de profissionais da educação. Foi utilizado como fonte para este trabalho a leitura dos textos de Franco, Libâneo e Pimenta, onde se percebe que as transformações ocorridas constantemente na sociedade é que delineiam o perfil do profissional da educação, direta ou indiretamente, uma vez que a educação, objeto de estudo do pedagogo, tem seu percurso traçado de acordo com os interesses de diferentes segmentos da sociedade, sejam eles, políticos, social, econômico e cultural, tal fato, reflete no papel do pedagogo e consequentemente no curso de pedagogia e sua identidade.

2 DESENVOLVIMENTO
Historicamente a pedagogia esteve sendo teorizada por diferentes óticas cientificas, o que lhe permitiu diferentes abordagens e a partir da década de 80 procurou-se identificar a pedagogia como ciência da educação. Acreditar na pedagogia como ciência da educação pressupõe a necessária intercomunicação entre a teoria e a prática.
2.1 A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO
Pedagogia (“peda”, do termo pedagogia, é do grego “paidós”, que significa criança), está relacionada ao melhor modo de ensinar crianças, para as séries iniciais. Pedagogia se baseia em formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, mas antes disso tem a teoria e a prática da educação investigando todo fenômeno educativo e o campo de conhecimentos que propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação.
Segundo Franco (2003), a Pedagogia deve ter como foco essencial de seu trabalho a práxis educativa, tanto a que se realiza nas escolas,

Relacionados