Portifolio01 sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
portfólio 1
SISTEMAS OPERACIONAIS



1- Oque é Software Livre ?

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades, A liberdade de redistribuir cópias seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não temque pedir ou pagar pela permissão, uma vez que esteja de posse do programa.

2- Quais informações encontramos no arquivo messages encontrado na pasta /var/log?

Contém mensagens do sistema global, incluindo as mensagens que são registradas durante a inicialização do sistema. Há várias coisas que são registrados em / var / log / messages, incluindo e-mail, cron, daemon, kern, auth, etc.

3- Oque é BIOS?Quais configurações podemos realizar nele?

Bios (Basic Input/Output System) nada mais é que um programa que localiza e identifica os componentes básicos para o funcionamento do computador e para que o sistema possa ser carregado.
Podemos realizar operações pelo setup, permitindo configurar a velocidade de operação das memórias, o modo de funcionamento dos discos rígidos, e emmuitos casos até mesmo a velocidade do processador, são configuráveis através do Setup.
O BIOS realiza uma série de testes, visando detectar com exatidão os componentes de hardware instalados no micro. Este teste é chamado de POST. O POST tem duas funções básicas: detectar o hardware instalado (atribuindo endereços de IRQ, endereços de I/O e outros recursos) e verificar se os componentes básicos(processador, memória, placa de vídeo e circuitos de comunicação) estão funcionando como deveriam.
Abaixo temos uma figura das opções de configurações da BIOS:
[pic]

4- Qual a função do bootloader?

é um programa com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplosencadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional.

5- Quais informações contem o arquivo iniitab?

Este é o principal arquivo de configuração do boot do sistema, nele são especificadas diversas opções que definirão o perfil do sistema. O formato de cada linha do inittab obedece ao seguinte padrão:

id: runlevel: ação: processo.

Onde:
id - identificador"exclusivo" para cada linha do arquivo. Deve estar limitado a 2 caracteres.
runlevel - identifica em qual runlevel esta linha deve ser executada. Pode definir um ou mais de um runlevels.
ação - identifica a ação a ser tomada. O campo ação pode ter um dos seguintes valores:
respawn - O processo será reiniciado assim que for finalizado;
wait - O processo será executado quando o sistema entrar no runlevelespecificado e o sistema aguardará a finalização deste processo;
once - O processo será executado quando o sistema entrar no runlevel especificado;
boot - O processo será executado durante o boot do sistema;
bootwait - O processo será executado durante o boot do sistema, que aguardará a sua finalização para continuar;
off - Não faz nada;
initdefault - especifica o runlevel que o sistemadeverá entrar após o boot do sistema. Caso este parâmetro não seja informado, o init irá questionar qual o runlevel a ser utilizado. O campo processo é ignorado.
sysinit - O processo será executado durante o boot do sistema, antes de qualquer referencia dos parâmetros boot ou bootwait. O campo runlevel é ignorado;
powerwait - O processo será executado quando o init receber uma mensagem de falha naalimentação elétrica da máquina. O init aguardará a finalização deste processo;
powerfail - Idêntico ao powerfail, com a diferença de que o init não aguardará a finalização deste processo;
powerokwait - O processo será executado quando o init for informado de que a alimentação elétrica foi restabelecida;
powerfailnow - O processo será executado quando o init for informado de que a alimentação...
tracking img