Portifolio01 sistemas operacionais

1257 palavras 6 páginas
portfólio 1
SISTEMAS OPERACIONAIS

1- Oque é Software Livre ?

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades, A liberdade de redistribuir cópias seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão, uma vez que esteja de posse do programa.

2- Quais informações encontramos no arquivo messages encontrado na pasta /var/log?

Contém mensagens do sistema global, incluindo as mensagens que são registradas durante a inicialização do sistema. Há várias coisas que são registrados em / var / log / messages, incluindo e-mail, cron, daemon, kern, auth, etc.

3- O que é BIOS?Quais configurações podemos realizar nele?

Bios (Basic Input/Output System) nada mais é que um programa que localiza e identifica os componentes básicos para o funcionamento do computador e para que o sistema possa ser carregado. Podemos realizar operações pelo setup, permitindo configurar a velocidade de operação das memórias, o modo de funcionamento dos discos rígidos, e em muitos casos até mesmo a velocidade do processador, são configuráveis através do Setup. O BIOS realiza uma série de testes, visando detectar com exatidão os componentes de hardware instalados no micro. Este teste é chamado de POST. O POST tem duas funções básicas: detectar o hardware instalado (atribuindo endereços de IRQ, endereços de I/O e outros recursos) e verificar se os componentes básicos (processador, memória, placa de vídeo e circuitos de comunicação) estão funcionando como deveriam.
Abaixo temos uma figura das opções de configurações da BIOS:
[pic]

4- Qual a função do bootloader?

é um programa com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos

Relacionados